domingo, 28 de fevereiro de 2010

QUANDO O DESENHO ERA ANIMADO - PEPE LEGAL


Pepe Legal, um cavalo xerife ou um xerife cavalo?- Não importa...O que vale para ele é manter a lei e a ordem no velho oeste.Na abertura do desenho vem ele, Pepe Legal numa carroça puxada por outros cavalos, passando por desfiladeiros, pontes, riachos. As rodas se adaptam às curvas do caminho, aumentando e diminuindo a largura do eixo ou crescendo e diminuindo para se adaptar às depressões do terreno. Uma máquina fantástica. No final, ao puxar o freio, eis que o mesmo não funciona e nosso herói se vê afundando enquanto freia com o pé, até ficar completamente coberto pelo solo. Pepe Legal Babalu Babalu é um burrinho mexicano, ajudante do xerife Pepe Legal. Seu sotaque de gringo é um charme. Esse fiel amigo do homem, fará qualquer coisa para ajudar Pepe Legal, desde que receba alguns biscoitos caninos. Ao recebê-los, ele se contorce todo, cheio de felicidade. Fecha os olhos e começa a flutuar. Depois desce suavemente acompanhado por um som celestial(esta mesma gag foi empregada na série "Máquinas Voadoras" {1969}, no momento em que o Muttley recebia uma medalha do seu amo, Dick Vigarista).Pronto! Aí vai ele ajudar o defensor da lei. Rafeiro El cabong Não falem para ninguém, mas esta é a identidade secreta de Pepe Legal. Assim como existe "Zorro, capa e espada", existe também "El Cabong, de capa e violão". Isso mesmo, seu violão é sua poderosa arma, capaz de desarmar qualquer vilão, apenas com uma paulada do instrumento musical na cabeça, seguido da palavra:Kabongo...

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

BIG BROTHER A IGNORÂNCIA BRASILEIRA


Há vários anos a globo nos presenteia com esse programa que destila doses diárias de ignorância para todo o Brasil.
O nome do programa, inspirado no filme de George Orwell que conta a história de uma sociedade onde as pessoas são vigiadas pelo Grande Irmão através de uma espécie de tela de televisão. O cômico é que o filme faz uma alusão ao controle das massas pela midia, que no caso tem o monopólio da audiência, algo parecido ao que vemos aqui em nosso país, onde a rede do plim plim é a lider de audiência.
O engraçado, ou trágico é como que uns zé manés se tornam da noite para o dia “celebridades”, seja lá o que isso signifique hoje em dia. No BBB, o apelo pela audiência vem em forma de gostosas em trajes sumários e marombados de academia vestido de ridiculas sunguinhas. E o que se percebe é que o QI dos participantes é inversamente proporcional ao formato do corpo, e não venham falar que fulano tem curso superior, pois hoje no Brasil qualquer um disposto a gastar uma graninha consegue um diploma.
Que eu saiba, até hoje apenas dois participantes continuam na midia. Dai saem as publicações, principalmente com as mulheres, que primeiro aparecem peladas e sem calcinha na Playboy, Vip, Revista Sexy e afins. Depois de mostrarem seus peitos e bundas por ai, elas migram para as revistas de fofocas e de moda, para logo depois cairem no anonimato, mas com o bolso recheado.
Mas o fundo do poço tem porão, pois temos que aturar também os canais de TV nanicos faturando sobre o programa da Globo. Todas as tardes naqueles programas de dona de casa ou desocupados, são debatidos o último episódio por “especialistas” no assunto ou por ex-participantes que tentam fazer mais uma graninha.E o lucro que a rede Globo ganha com isso, com todas as ligações que os teles-espectadores fazem? Já imaginou o quanto se ganha com cada eliminação de concorrentes?
Ah, e para a fórmula ser mais irritante, tem o Pedro Bial (aquele, puxa-saco do chefe) como porta voz da ignorância nacional.E o mais chato é ter de aguentar as pessoas do trabalho discutindo isso, fazendo torcida, falando mal ou bem dos participantes.Se eu já quase não assisto tv, este é um bom motivo para ficar mais longe ainda do controle remoto.
(Fonte: http://idealismodebuteco.wordpress.com/)

NEPOTISMO


A palavra surgiu por causa das regalias a que tinham direito os sobrinhos(nepos em latim) dos papas medievais.Hoje quer dizer favorecimento de parentes, em especial na esfera pública.No Brasil o único poder nacional que proibe contratação sem concurso público é o judiciário, mas em alguns estados e municípios a legislação local proíbe a prática em todas as esferas do poder público.Mesmo onde a legislação não proíbe nepotismo, políticos podem ser processados por ferir dois princípios constitucionais: o da moralidade e o da impessoalidade. As técnicas vão desde a mais óbvia(contratar o próprio filho como assessor) até a mais cara-de-pau, como errar por querer o nome do parente ao passar a lista de contratado para o Diário Oficial e depois publicar uma errata(que quase ninguém vai ler).Mas, nepotismo não é exclusividade humana.Conforme estudos das filandesas Minttumaaria Hannonen e Liselotte Sundstrom, elas perceberam que numa colônia de formigas regidas por duas rainhas, uma sempre saía ganhando em número de larvas. As operárias sabiam qual delas era a prima mais próxima e lhe davam ajuda extra.
Por Letícia Gonzales

TRÁFICO DE ÁGUA DOCE


Brasília – É assustador o tráfico de água doce no Brasil. A denúncia está na revista jurídica Consulex 310, de dezembro do ano passado, num texto sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o mercado internacional de água. A revista denuncia: “Navios-tanque estão retirando sorrateiramente água do Rio Amazonas”. Empresas internacionais até já criaram novas tecnologias para a captação da água. Uma delas, a Nordic Water Supply Co., empresa da Noruega, já firmou contrato de exportação de água com essa técnica para a Grécia, Oriente Médio, Madeira e Caribe.
Conforme a revista, a captação geralmente é feita no ponto que o rio deságua no Oceano Atlântico. Estima-se que cada embarcação seja abastecida com 250 milhões de litros de água doce, para engarrafamento na Europa e Oriente Médio. Diz a revista ser grande o interesse pela água farta do Brasil, considerando que é mais barato tratar águas usurpadas (US$ 0,80 o metro cúbico) do que realizar a dessalinização das águas oceânicas (US$ 1,50). Anos atrás, a Agência Amazônia também denunciou a prática nefasta. Até agora, ao que se sabe nada de concreto foi feito para coibir o crime batizado de hidropirataria. Para a revista Consulex, “essa prática ilegal não pode ser negligenciada pelas autoridades brasileiras, tendo em vista que são considerados bens da União os lagos, os rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio (CF, art. 20, III).
Por Chico Araújo

Portal do Meio Ambiente

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

VOCÊ TEM MEDO?








O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.
O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico etc.
Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.
A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.





O medo pode se transformar em uma doença (a Fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico. A técnica mais utilizada pelos psicólogos para tratar o medo se chama Dessensibilização Sistemática. Com ela se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa, gradativamente, por um processo de restruturação cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

THE SHOOP SHOOP SONG - CHER

VICIADOS POR REMÉDIOS



O uso abusivo de medicamentos controlados cresce rapidamente no mundo e já supera todo o abuso somado de heroína, cocaína e ecstasy, segundo o relatório anual divulgado na quarta-feira pelo Departamento Internacional de Controle de Narcóticos, ligado à ONU.
O relatório disse que várias mortes de celebridades no ano passado, como a do cantor Michael Jackson, chamaram a atenção para o problema dos medicamentos lícitos.
Nos EUA, o abuso dos medicamentos "já é a segunda questão mais importante do abuso de drogas, depois da maconha", disse o texto, apontando a existência de 6,2 milhões de norte-americanos viciados em remédios em 2008.
"O abuso de tais drogas tem se difundido pelo mundo nos últimos anos", afirmou Hamid Ghodse, diretor do Centro Internacional para a Política de Drogas da Universidade St. George's, em Londres, um dos autores do relatório. "Isso precisa ser enfrentado urgentemente."
Ghodse disse ser difícil obter dados abrangentes sobre esse "problema oculto", mas na Alemanha, por exemplo, estima-se que 1,4 a 1,9 milhão de pessoas sejam dependentes de medicamentos vendidos sob receita. Em vários países europeus, entre 10% e 18% dos estudantes usam sedativos ou tranqüilizantes sem receita.
A entidade disse que farmácias ilegais estão atuando na Internet para vender ao mundo inteiro esses medicamentos - muitas vezes roubados, desviados ou falsificados. O relatório cobra medidas dos governos para monitorar ou proibir esses sites.
A agência da ONU citou também um aumento no uso das "drogas do estupro", refletindo uma preferência de abusadores sexuais por substâncias lícitas.
Ketamina e gama-butirolactona (GBL), que não são controladas sob as convenções internacionais antidrogas, estão substituindo o Rohypnol, que costumava ser a droga mais usada no golpe conhecido no Brasil como "boa noite cinderela".
Ghodse disse que a maior rigidez no controle do Rohypnol (cujo nome genérico é flunitrazepam) por parte de governos e laboratórios fez com que seu uso em crimes diminuísse, sendo substituído por substâncias mais fáceis de obter e usar.
"Como em muitos países essas drogas são facilmente disponíveis, elas frequentemente caem em mãos criminosas", disse ele a jornalistas. Reuters

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

EM BRASÍLIA 19 HORAS!


É um noticiário radiofônico público, que vai ao ar diariamente em praticamente todas as emissoras de rádio aberto do Brasil, às 19:00h, horário de Brasília. A Voz do Brasil faz parte da história de radiodifusão brasileira, além de ser o programa mais antigo do rádio.
O programa é de vinculação obrigatória em todas as rádios do país, por determinação do Código Brasileiro de Telecomunicações. Algumas rádios, todavia, aparadas por liminares, estão desobrigadas de sua transmissão. É o caso da maioria das rádios da cidade de São Paulo, em que sua transmissão ocorre às 23hs. Todas as rádios do Rio Grande do Sul tem liminar para colocarem a atração na hora que desejarem. Muitas preferem das 04h00min até às 05h00min.

História
O programa passou ser transmitido em 22 de julho de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas com o nome de "Programa Nacional", sendo apresentado pelo locutor Luiz Jatobá. De 1934 a 1962, foi levado ao ar com o nome de Hora do Brasil. Em 1938, já com o nome de Hora do Brasil programa passou a ter veiculação obrigatória, somente com a divulgação dos atos do Poder Executivo, sempre das 7 às 8 horas da noite, horário de Brasília. Em 1962, a partir da entrada em vigor do Código Brasileiro de Telecomunicações, o Poder Legislativo passou a ocupar a segunda meia hora do noticiário. Em 1971, por determinação do presidente Médici, o nome "Hora do Brasil" muda para "A Voz do Brasil".

Atualmente, os primeiros 25 minutos da Voz do Brasil são produzidos pela Radiobrás, e gerados ao vivo, via Embratel, para todo o Brasil. Em 1995, a Voz do Brasil entrou para o Guiness Book como o programa de rádio mais antigo do Brasil. O noticiário também é o mais antigo programa de rádio do Hemisfério Sul.

Formato do programa
A Voz do Brasil por muitos anos iniciou-se com a frase "Em Brasília, dezenove horas", hoje substituída para "Sete horas em Brasília". O tema inicial do programa é O Guarani, de Carlos Gomes, recebeu novas versões, em samba, choro, capoeira, entre outros.

Programação
19h00 - 19h25: notícias do Poder Executivo
19h25 - 19h30: notícias do Poder Judiciário
19h30 - 19h40: notícias do Senado
19h40 - 20h00: notícias da Câmara

O FUTURO DA PEDREIRA


Em dezembro do ano passado, o juiz Douglas Marcel Perez recebeu do vereador Jonny Stica (PT) – um dos idealizadores do movimento – o abaixo-assinado eletrônico contendo cerca de 11,6 mil assinaturas pela reabertura da Pedreira, anexou-o ao processo e prometeu levá-lo em consideração na decisão final. O espaço está interditado para shows desde maio de 2008, depois que 134 moradores da vizinhança acionaram o Ministério Público por causa do barulho e da confusão nos dias de shows.
Este problema já estaria resolvido, graças a um acordo formalizado em novembro entre os produtores culturais da cidade, a Fundação Cultural de Curitiba (que administra o espaço) e os representantes dos moradores do Abranches. Na proposta, que inclusive já havia sido previamente aceita pelos moradores, os produtores se comprometiam a acatar a limitação de horário para a realização dos eventos no local – encerramento até as 23 horas de segunda a sexta e até 1 hora da manhã nos fins de semana e vésperas de feriados. Como garantia, eles propunham emitir cheques-caução no valor de R$ 50 mil, que poderiam ser resgatados em caso de desobediência.
Portanto, chegou a hora de parar com o mimimi e devolver à nossa cidade o seu principal espaço para shows – considerado um dos melhores e mais criativos do Brasil, tanto pelo público quanto pelos grandes artistas que já passaram por ali. Porque hoje, abandonada do jeito que está, a Pedreira é um imenso buraco no coração de Curitiba...

Divulgação/Ippuc


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BRIGA É SOMENTE NA TORCIDA COXA



Um total de seis confrontos, entre torcedores palmeirenses e são-paulinos, na capital, no ABC e no interior do Estado deixou um saldo de uma pessoa morta e 20 feridas.

Em um deles, por volta das 23h15 deste domingo (21), na Rodovia dos Bandeirantes, em Jundiaí, interior paulista, o saldo foi de quatro baleados - um deles veio a morrer - e 11 feridos por armas brancas. O confronto entre as gangues, que voltavam para o interior paulista após assistir ao clássico no estádio Palestra Itália, partida válida pelo Campeonato Paulista, ocorreu no retorno localizado após o posto de combustíveis que fica no km 58 da rodovia.

Acredita-se que as armas estavam escondidas dentro dos quatro ônibus, ou de vans e veículos de passeio de ambas as torcidas, e que o confronto teria sido premeditado. Os feridos, entre eles um são-paulino que perdeu uma das mãos ao tentar arremessar uma bomba caseira contra os palmeirenses, foram levados para o pronto-socorro do Hospital Municipal São Vicente de Paula por viaturas do Samu, da Autoban, Bombeiros e Polícia Militar. Um dos baleados, identificado como Alex Fornan de Santana, de 29 anos, vestindo camiseta do Palmeiras, foi atingido na boca e morreu.

Ainda segundo a PM, em frente ao hospital, que fica na Rua São Vicente de Paula, grupos de torcedores também teriam iniciado um confronto, controlado rapidamente. A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada para escoltar os veículos após o tiroteio. Até as 2h45 desta segunda-feira, 22, a polícia não havia confirmado a apreensão de arma de fogo entre os grupos. Entre os objetos apreendidos estão três bombas caseiras, uma barra de ferro na qual está escrita "Mancha Verde", pedaços de paus e cabos de enxada.

Mais confrontos - Pelo menos outros cinco confrontos foram registrados pela Polícia Militar, quatro deles na capital e um no ABC. Às 14h15, na Rua Itambé, em frente à estação de trem Celso Daniel, da CPTM, em Santo André, PMs do 41º Batalhão tiveram de intervir no confronto. Alguns vidros da estação foram destruídos durante a briga segundo a PM.

Na Rua Enseada das Garoupas, na Vila Silva Teles, no Itaim Paulista, zona leste da capital, PMs do 29º Batalhão detiveram 57 torcedores, levados ao 50º Distrito Policial, e apreenderam paus, pedras e barras de ferro após grupos de torcedores, ambos em ônibus, iniciarem um confronto, que só não durou muito tempo porque uma das torcidas, ao ver que estava em número menor, resolveu deixar o local.

Eram 17h10 quando o jogo já havia iniciado e, na Rua Barão de Tefé, atrás do Shopping West Plaza, próximo ao Palestra, a Polícia Militar teve de usar balas de borracha para dispersar os grupos rivais. Dois torcedores do Palmeiras, identificados como Ricardo Barbosa Alvim Maia e Diego Alves Assis, ficaram feridos durante a briga e foram encaminhados para a Santa Casa e Hospital das Clínicas. Um dos feridos, de 24 anos, teve parada cardiorrespiratória, mas foi reanimado. No local os policiais apreenderam barras de ferro.

Já na Rua Monte Alegre, na altura do nº 200, em Perdizes, na mesma região, dois são-paulinos foram cercados e agredidos por vários palmeirenses, que deixaram o local com a chegada da PM. Os dois feridos foram levados pelos bombeiros para a Santa Casa com ferimentos moderados. Ninguém foi preso.

Eram apenas 8 horas quando um grupo de pelo menos 10 torcedores, armados de paus e pedras, se envolveu em outro confronto, na altura do nº 111 da Rua Jarbas Nielsen Bastos, região da Vila Brasilândia, zona norte. Um ferido foi encaminhado pela PM para o pronto-socorro do Mandaqui. O caso foi registrado no 72º Distrito Policial, de Vila Penteado.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

NOITES TRAIÇOEIRAS

CAMELO NUM BURACO DE UMA AGULHA - ENTENDA!


Certa vez, um jovem se aproximou de Jesus chamando-O de Bom Mestre. Jesus respondeu que não há bom, senão um só que é Deus (Mt 19.16-26). A resposta de Jesus baseou-se não só no fato de que o jovem era rico, mas também no fato de que seu coração estava cheio de avareza, idolatria (Cl 3.5). Ao orar, Deus sempre lhe mostrava seu pecado e o chamava ao arrependimento. Pensando que Deus era contra a riqueza, não entendia que era seu apego a ela que desagradava ao Senhor. Para o jovem, Jesus, sim, era bom, e não Deus. Ao inquirir de Jesus sobre o que fazer para herdar a vida eterna, pois, apesar de guardar os mandamentos, sentia um grande vazio, o Mestre disse que ele deveria se desfazer de suas riquezas para ter um tesouro no céu. Como idolatrava o dinheiro, o jovem, cujo nome não foi revelado, entristeceu-se e retirou-se, tendo apenas passado pela vida sem maior expressão ou destaque especial. “Talvez Jesus não fosse tão bom assim”, pensou ele. O Senhor Jesus explicou sobre a dificuldade de um rico entrar no céu, dizendo que é mais fácil um camelo passar no buraco da agulha que isso acontecer. Sem a correta hermenêutica, muitos pregam contra os bens materiais e acreditam na trilogia: eu, céu, pobreza. Certamente, nosso coração não deve estar nas riquezas (Mt 6.19-21; 22.37,38; Gn 6.19-21), contudo, elas não constituem maior empecilho que o mundo, a carne ou o próprio orgulho – ser pobre não é ser humilde e vice-versa. No caso citado, o jovem deveria deixar o apego às riquezas, outros, porém, devem deixar o apego à fama, ao talento extraordinário, à boa aparência ou ao intelectualismo, isto é, àquilo que impede o relacionamento com Deus. A agulha a que o Senhor Jesus se refere, para alguns estudiosos, não é a que conhecemos, a de costura, e, sim, as pequenas portas da muralha que cercavam Jerusalém, que se chamavam buraco da agulha por onde passavam os viajantes que se atrasavam, chegando após seu fechamento (ao pôr-do-sol). Estes passavam facilmente, abaixando-se, mas os camelos tinham grande dificuldade, tendo que dobrar as pernas, serem puxados e empurrados, sem as cargas, para entrar. Para outros, há uma explicação mais simples: Jesus fez uso da hipérbole (figura de pensamento que consiste no uso de palavra ou frase com sentimento exagerado para dar maior força, para menos ou para mais, à realidade que exprime). Por exemplo: “eu já falei mil vezes”; “estou morrendo de fome”; “fulano é podre de rico” etc. (Veja Mateus 23.24.) Em outras palavras, nenhum pecador, seja rico ou pobre, entrará no reino de Deus; e nenhuma pessoa, pobre ou rica, que anda com Deus, irá para o inferno. A nossa mentalidade é “bem-aventurados os pobres...”; a dos países ricos, “o Senhor é o meu pastor; nada me faltará”. ENTENDIMENTO PARA NOSSO TEMPO: Será que o rico pede oração ou faz tratamento com o melhor médico, confiando nos remédios? Se você tocar a campainha da mansão do rico, será que ele vai atende-lo para ouvir o evangelho? O rico vai ao culto de domingo ou prefere ir à casa de campo ou à praia? O rico entra em uma igreja simples ou ele quer algo à sua altura? O rico dá o dízimo ou acha que é muito dinheiro para entregar na igreja? Como se vê, é um pouco difícil, até porque há irmãos que começam a ganhar dinheiro e se esfriam (Mt13.22), porém, há muitas pessoas de posses que têm dado bom testemunho, têm sido fiéis e grandes colunas da casa de Deus. Seus bens são uma bênção e não uma maldição. Não se pode servir a Deus e às riquezas, mas feliz é aquele que serve a Deus com suas riquezas. AGORA, VOCÊ ENTENDE A PALAVRA DE DEUS!

COPA DA TECNOLOGIA


Joseph Blatter: "Estamos dispostos a aceitar essa tecnologia, com a condição de que seja precisa"


A Fifa estuda implantar duas novidades no futebol durante a Copa do Mundo de 2014, marcada para o Brasil. E duas modificações que envolvem a arbitragem: um quinto juiz e o chip na bola para acabar com a polêmica em lances de dúvida sobre ter entrado ou não no gol.
Segundo o jornal “O Estado de São Paulo” desta sexta-feira, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, começa a aceitar a hipótese após os recentes escândalos de arbitragem.
"Estamos dispostos a aceitar essa tecnologia, com a condição de que seja precisa", disse Blatter.
No fim deste ano, a Fifa receberá os resultados do teste com os cinco árbitros, sistema que vem sendo testado na liga Europa. Em março de 2011 deve haver uma decisão final.
"Isso permitiria incluir a regra para o Mundial", explicou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

BOA JUSTIÇA


A Justiça do Rio libertou um dos jovens envolvidos no assassinato do menino João Hélio Fernandes Vieites, de 6 anos, que morreu após ser arrastado por 7 km na zona norte do Rio, em 2007. A decisão do juiz Marcius da Costa Ferreira, da 2ª Vara da Infância e Juventude do Rio, datada do último dia 8, insere o jovem no regime semiaberto, no qual o preso trabalha de dia e passa a noite no instituto.

O jovem era menor na época e foi internado em um instituto para jovens infratores, na Ilha do Governador (RJ). Os outros envolvidos foram condenados em 2008.
De acordo com o juiz, "o adolescente está cumprindo medida desde 22 de março de 2007, sendo necessário mais tempo para que se convença das vantagens da mudança de vida, do voluntário afastamento de seu pernicioso habitat e grupo a que está integrado".
Em sua argumentação, o juiz afirma que será preciso estimular o jovem a participar de outras atividades e grupos socialmente saudáveis, como indicado nos últimos relatórios. O magistrado recomenda também acompanhamento psicológico ao ex-interno.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

TUTANKÂMON MORREU DE MALÁRIA


Pesquisadores descobriram que o mais famoso faraó do Egito antigo, Tutankâmon, morreu de malária.
O faraó morreu aos 19 anos, no 9º ano de seu reinado, aproximadamente em 1324 a.C. A pesquisa foi feita com tomografias computadorizadas e análises de DNA da múmia do faraó, encontrada em 1922. As conclusões foram publicadas no periódico científico "Journal of the American Medical Association" (JAMA).

O trabalho, coordenado por Zahi Hawass, do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, foi realizado entre setembro de 2007 e outubro de 2009. Ao todo, 11 múmias foram analisadas.
De acordo com os pesquisadores, Tutankâmon tinha saúde frágil e uma rara doença que enfraquecia os ossos.
O estudo revelou ainda que dias antes de morrer o faraó sofreu uma queda e fraturou a perna esquerda.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

TODO CUIDADO É POUCO


O tráfego de veículos será intenso nas rodovias que levam ao Litoral do Paraná e de Santa Catarina neste sábado (13). Aproximadamente 80 mil carros vão descer para as praias dos dois estados ao longo de todo o dia. Pela BR-277 devem trafegar 34 mil veículos no sentido Litoral paranaense, segundo a estimativa da concessionária Ecovia. Já pela BR-376, até 45 mil carros podem seguir para as praias catarinenses, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Na BR-277, a estimativa da Ecovia é de que haverá movimentação intensa nos períodos da manhã e da tarde. Entre 9 e 17 horas haverá fluxo de 2 mil carros por hora, podendo haver picos de até 2,3 mil por hora. O sentido Curitiba terá tráfego normal.


Já na BR-376, a grande movimentação deve começar nas primeiras horas da manhã, por volta das 7 horas, e se estender até as 18 horas, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O fluxo mais intenso deve ocorrer entre 10 e 15 horas, quando pode haver picos de até 3,5 mil carros por hora. O tráfego habitual da 376 varia entre 800 e mil carros por hora. No sentido contrário haverá fluxo normal.
Rodovias estaduais
O fluxo de veículos nas rodovias estaduais que levam ao Litoral também deve ficar alto neste sábado (13). O tráfego alto ocorrerá entre 8 horas e 16 horas, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
A maior movimentação será naPR-407 (Pontal do Paraná). O pico pode ser de 1,4 mil carros por hora entre 12 e 16 horas. O normal da rodovia é de que 300 carros neste sentido. Na mesma faixa de horário o pico será de 800 veículos por hora na PR-412 (Guaratuba).
Já na PR-508 (Alexandra-Matinhos) serão até 600 carros por hora neste sábado. Outra rodovia que deve ser bastante acessada é a PR-408, que poderá receber até 250 veículos por hora seguindo para Morretes, de acordo com a previsão da PRE.
A movimentação nas pistas do sentido Curitiba dessas rodovias será normal no sábado.
Daniel Castellano / Gazeta do Povo

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

PROFESSORAS DO MAU

Três professoras de uma creche em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, foram flagradas pelo circuito interno de segurança agredindo crianças com idades de 1 ano a 2 anos.
Em uma das cenas, uma professora pega a criança e a arrasta pelo braço. Outra reeprende violentamente um menino de 1 ano. Depois, o mesmo menino é agredido na cabeça.

As professoras usam a violência e a intimidação a todo momento para conter as crianças. As câmeras foram instaladas depois de uma denúncia feita por funcionários da creche.
Durante vinte dias as aulas foram monitoradas. As três professoras que aparecem nas imagens agredindo as crianças foram demitidas por justa causa. Seis também perderam o emprego por envolvimento nas agressões.
As mães de alunos da creche estão revoltadas. A diretora informou que não sabia das agressões. As imagens que estão com a polícia técnica vão passar por perícia e a Delegacia da Mulher vai investigar os maus tratos na creche.
"Foi instaurado inquérito policial, estamos aguardando o laudo pericial, solicitei que as imagens fossem descritas e reveladas", disse a delegada Dalice Ceron. "Trata-se de pessoas indefesas, que não sabem reagir ou responder e às vezes não sabem nem transmitir à mãe o que está se passando."

Globo.com

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

AINDA RESTAM CINCO - CORRAM!!!


As praias do Paraná têm apenas cinco pontos próprios para banho de mar dos 43 analisados pelo Instituto Ambiental Paraná (IAP). O número de locais impróprios subiu de 35 para 38, segundo o décimo Boletim de Balneabilidade, divulgado nesta quarta-feira (10).
Em Matinhos, o único ponto indicado pelo órgão como apropriado está na Praia Mansa de Caiobá (nas proximidades da Rua Céu Azul). Em Guaratuba estão localizados os outros quatro locais: Prainha (300 metros do Rio Prainha), Caieiras (próximo à Rua Frederico Nascimento), Balneário Brejatuba (nos arredores da Rua Jacarezinho) e Eliane (50 metros à esquerda da Rua Reo Benet).
“Apesar do número reduzido de locais próprios para banho na orla, em relação ao último boletim, esses pontos representam apenas 7,6 quilômetros com águas contaminadas nos 92 quilômetros do Litoral”, diz o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues em nota divulgada na Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de divulgação de informações do governo.
Rios
Já na análise realizada pelo IAP dos rios e outros pontos de banho, apenas um dos cinco pontos verificados está impróprio: A Ponta da Pita, na Baía de Antonina. Os pontos liberados são: Rio Marumbi (na Ponte Estrada Anhaia), em Morretes, Rio Nunes, em Antonina, e os dois pontos analisados no Rio Nhundiaquara (em Porto de Cima e nas proximidades do Largo Lamenha Lins).
Método
O procedimento utilizado na avaliação faz comparativo entre as últimas sete amostras coletadas em 43 pontos analisados semanalmente. É considerado impróprio para a recreação o ponto que apresentar resultado superior a 2 mil bactérias de Escherichia coli (E. coli) por 100 milímetros, ou quando duas ou mais amostras apresentam índices superiores a 800 E. coli por 100 milímetros.
Os pontos monitorados são aqueles que possuem maior fluxo de pessoas, e o perímetro considerado inadequado corresponde ao trecho 100 metros à esquerda e 100 à direita da bandeira de sinalização. O maior vilão da balneabilidade é o despejo de esgoto sem tratamento em rios e mares. Por isso, reforça o secretário, é fundamental que todos os proprietários de imóveis no Litoral cujo esgoto esteja em situação irregular procurem a Sanepar para ser incluído na rede de coleta e tratamento.


Jonathan Campos/Gazeta do Povo

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

10 de FEVEREIRO ANIVERSÁRIO DO PT


O Partido dos Trabalhadores foi oficialmente fundado por um grupo heterogêneo, composto por dirigentes sindicais, intelectuais de eaquerda e católicos ligados àTeologia da Libertação, no dia 10 de Fevereiro de 1980 no Sion em São Paulo. O partido é fruto da aproximação dos movimentos sindicais, a exemplo da Conferência das Classes Trabalhadoras que veio a ser o embrião da Central Única dos Trabalhadores (CUT) grupo ao qual pertenceu o atual presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, com antigos setores da esquerda brasileira.
O PT foi fundado com um viés socialista democrático. Com o golpe de 1964, a espinha dorsal do sindicalismo brasileiro, que era o CGT (Comando Geral dos Trabalhadores), que reunia lideranças sindicais tuteladas pelo Ministério do Trabalho- um ministério geralmente ocupado por lideranças do Partido Trabalhista Brasileiro varguista - foi dissolvida, enquanto os sindicatos oficiais sofriam intervenção governamental. A ressurgência de um movimento trabalhista organizado, expressa nas greves do ABCD paulista da década de 1970, colocava a possibilidade de uma reorganização do movimento trabalhista de forma livre da tutela do Estado, projeto este expresso na criação da CONCLAT, que viria a ser o embrião da CUT, fundada três anos após o surgimento do PT. Originalmente, este novo movimento trabalhista buscava fazer política exclusivamente na esfera sindical[carece de fontes?]. No entanto, a sobrevivência de um sindicalismo tutelado - expressa na reconstrução, na mesma época, do antigo CGT, agora com o nome de Confederação Geral dos Trabalhadores, congregando lideranças sindicais mais conservadoras, como as de Joaquinzão e de Luís Antônio de Medeiros - mais a influência ainda exercida sobre o movimento sindical por lideranças de partidos de Esquerda tradicionais, como o Partido Comunista Brasileiro, forçaram o movimento sindical do ABCD, estimulado por lideranças anti-stalinistas da Esquerda, como a de diversos grupamentos trotskistas, a adquirir identidade própria pela constituição em partido político - uma estratégia similar à realizada pelo movimento sindical Solidarność na Polônia comunista de então.
O PT surgiu, assim, rejeitando tanto as tradicionais lideranças do sindicalismo oficial, como também procurando colocar em prática uma nova forma de socialismo democrático, tentando recusar modelos já então em decadência, como o soviético ou o chinês. Significou a confluência do sindicalismo basista da época com a intelectualidade de Esquerda antistalinista. Foi oficialmente reconhecido como partido político pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral no dia 11 de fevereiro de 1982. A ficha de filiação número um foi entregue ao crítico de arte Mário Pedrosa, seguido pelo crítico literário Antonio Candido e pelo historiador e jornalista Sérgio Buarque de Hollanda.

CULPA DO ÔNIBUS


Uma manifestação de moradores do bairro Vila Nova, em Piraquara (região metropolitana), acabou com um ônibus do transporte coletivo totalmente incendiado na noite de segunda-feira (8). O protesto era contra a falta de abastecimento de água na região. De acordo com os manifestantes, desde quarta-feira (3) o bairro não recebia água. O ônibus da linha Vila Nova foi incendiado por volta das 22 horas, ninguém ficou ferido.
Moradores afirmam que somente o motorista e o cobrador estavam dentro do veículo no momento em que começou o incêndio. O protesto aconteceu na Rua Juri Danilenko por volta das 20 horas, com os manifestantes colocando fogo em pneus para bloquear a rua.
Durante a tarde de segunda-feira, vários moradores ligaram para a Sanepar reclamando da falta de água e a companhia teria afirmado que às 15 horas o abastecimento seria restabelecido, o que não aconteceu. Revoltados, os moradores fizeram o protesto e quando o ônibus passou pelo local, por volta das 22 horas, acabou sendo atingido pelo fogo da manifestação.
Algumas pessoas colocaram os pneus em chamas embaixo do ônibus. As labaredas se alastraram e o veículo ficou totalmente destruído. O ônibus, ano 2008 modelo 2009, pegou fogo até por volta da meia-noite. De acordo com a empresa Expresso Azul, proprietária do veículo, o ônibus valia R$ 230 mil.
“O prejuízo não é apenas da empresa, mas sim de toda a população, que deixa de ser atendida por esse ônibus. A falta de água não justifica que um ônibus seja queimado. Todo mundo perde com isso. Um ato de vandalismo injustificado”, afirmou Lessandro Milani Zem, diretor administrativo da Expresso Azul.
A empresa fez um Boletim de Ocorrência do caso e vai tentar penalizar os responsáveis pela destruição do ônibus. Durante a manhã desta terça-feira (9) motoristas e cobradores que trabalham na linha Vila Nova afirmaram estar com medo de novos protestos e se recusaram a sair da garagem da Expresso Azul.
Os ônibus que deveriam sair às 5 horas da garagem começaram a circular apenas por volta das 8h30. De acordo com a empresa, a circulação da linha Vila Nova está normal desde então. A Sanepar afirmou que os moradores da região vão continuar com problemas de falta de água em alguns momentos, pois falta pressão para que todos sejam abastecidos.
A companhia informa que existem muitas ligações irregulares, conhecidos como gatos, pois o bairro fica no complexo Guarituba, região de ocupação irregular. Uma nova estação elevatória está sendo construída para solucionar o problema e a previsão é de término das obras em 45 dias.
Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

LEMBRAM DELE?


O ex-deputado federal José Janene (PP), 54 anos, foi internado na madrugada desta segunda-feira (8) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Evangélico de Londrina. Janene sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).
O ex-deputado chegou ao local apresentando deficiência motora do lado direito do corpo. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, nesta manhã Janene já apresentava uma melhora nos movimentos e teria reconhecido e conversado com familiares.
A assessoria informou que Janene passará por novos exames para avaliar o grau do AVC. Ele está consciente e continua internado na UTI em observação. A princípio, o ex-deputado não corre risco de morrer.
Janene renunciou ao cargo
Janene, que é portador de uma doença do coração, atestada pela Junta médica da Câmara, renunciou o cargo de deputado federal em 2006 para fugir de um processo de cassação.
Ele foi um dos suspeitos de participar do suposto esquema de “mensalão” em 2005. É suspeito de ter recebido R$ 4,1 milhões do esquema, quando presidia o PP. Janene sempre negou a acusação.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

CEMITÉRIO DE BURRICES - PRÊMIO DARWIN


Dois ladrões de banco que se explodiram ao tentar abrir um caixa eletrônico com dinamite na Bélgica foram anunciados como os vencedores do Prêmio Darwin de 2009. O prêmio satírico escolhe as histórias de mortes mais estúpidas do ano para, segundo os organizadores, homenagear "aqueles que melhoram as espécies... ao acidentalmente se retirar dela".
Segundo o relato publicado no site da premiação, os ladrões provavelmente exageraram na quantidade de explosivos durante a tentativa de roubo ao caixa eletrônico da cidade belga de Dinant e acabaram explodindo o prédio inteiro do banco. Quando a polícia chegou ao local, encontrou um dos ladrões gravemente ferido. Ele foi levado ao hospital, mas acabou morrendo logo depois. O corpo do cúmplice só foi encontrado 12 horas depois, sob os escombros da explosão.
Queda de ponte
Os dois ladrões superaram na premiação a história de um homem americano de 30 anos que parou o carro em uma estrada congestionada na Flórida para procurar um lugar com certa privacidade para urinar. Mas ele saltou uma mureta sem perceber que estava sobre uma ponte e acabou morrendo após uma queda de 20 metros sobre a pista debaixo. O terceiro lugar ficou com uma americana da Carolina do Norte que entrou em uma enchente com sua bicicleta motorizada, apesar das advertências, e caiu em um rio. Ela foi resgatada pela polícia, mas escapou do controle policial para pular de volta no rio para tentar recuperar sua bicicleta e acabou desaparecendo na correnteza. Entre os demais finalistas da última edição do prêmio está um homem do Estado de Minnesota que morreu após tentar forjar um acidente de carro para poder ser hospitalizado e receber analgésicos controlados.
Outro finalista foi um ladrão de 23 anos na Carolina do Sul que morreu após inalar gases tóxicos da tinta dourada que usou para cobrir seu rosto durante um assalto. Mesmo se tivesse sobrevivido, o ladrão teria encontrado problemas, já que mesmo com a tinta no rosto ele foi reconhecido. Em 2008, o vencedor do Prêmio Darwin foi o padre brasileiro Adelir de Carli, que morreu após levantar vôo em uma cadeira puxada por mil balões de hélio em Paranaguá e se perder em um temporal, em abril daquele ano. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

CORRIGINDO DITOS POPULARES


ESTÁ NA HORA DE NÃO MAIS ERRAR

Diz-se: Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão... Enquanto o correto é: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão...


No popular, se diz: Cor de burro quando foge. O correto é: Corro de burro quando foge!


Outro que no popular todo mundo erra: Quem tem boca vai a Roma O correto é: Quem tem boca vaia Roma


E ainda: - É a cara do pai escarrado e cuspido- quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. Correto é: É a cara do pai em Carrara esculpido (Carrara é um tipo de mármore, extraído da cidade de Carrara -Itália)


Mais um famoso: Quem não tem cão, caça com gato... O correto é: - Quem não tem cão, caça como gato... Ou seja, sozinho!!!


FRASES QUE O POVO DIZ...


NAS COXAS. As primeiras telhas dos telhados nas Casas aqui no Brasil eram feitas de Argila, que eram moldadas nas coxas dos escravos que vieram da África. Como os escravos variavam de tamanho e porte físico, as telhas ficavam todas desiguais devido as diferentes tipos de coxas. Daí a expressão fazendo nas coxas, ou seja, de qualquer jeito.


VOTO DE MINERVA. Orestes, filho de Clitemnestra, foi acusado pelo assassinato da mãe. No julgamento, houve empate entre os acusados. Coube à deusa Minerva o voto decisivo, que foi em favor do réu. Voto de Minerva é, portanto, o voto decisivo.


CASA DA MÃE JOANA. Na época do Brasil Império, mais especificamente durante a menoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro, cuja proprietária se chamava Joana. Como esses homens mandavam e desmandavam no país, a frase casa da mãe Joana ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.


CONTO DO VIGÁRIO. Duas igrejas de Ouro Preto receberam uma imagem de santa como presente. Para decidir qual das duas ficaria com a escultura, os vigários contariam com a ajuda de Deus, ou melhor, de um burro. O negócio era o seguinte: Colocaram o burro entre as duas paróquias e o animalzinho teria que caminhar até uma delas. A escolhida pelo quadrúpede ficaria com a santa. E foi isso que aconteceu, só que, mais tarde, descobriram que um dos vigários havia treinado o burro. Desse modo, conto do vigário passou a ser sinônimo de falcatrua e malandragem.


FICAR A VER NAVIOS. Dom Sebastião, rei de Portugal, havia morrido na batalha de Alcácer-Quibir, mas seu corpo nunca foi encontrado. Por esse motivo, o povo português se recusava a acreditar na morte do monarca. Era comum as pessoas visitarem o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar pelo rei. Como ele não voltou, o povo ficava a ver navios.


NÃO ENTENDO PATAVINAS. Os portugueses encontravam uma enorme dificuldade de entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova, sendo assim, não entender patavina significa não entender nada.


DOURAR A PÍLULA. Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas em papel dourado, para melhorar o aspecto do remedinho amargo. A expressão dourar a pílula, significa melhorar a aparência de algo.


SEM EIRA NEM BEIRA. Os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. Não ter eira nem beira significa que a pessoa é pobre, sem recursos.


O CANTO DO CISNE. Dizia-se que o cisne emitia um belíssimo canto pouco antes de morrer. A expressão canto do cisne representa as últimas realizações de alguém .

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O HOMEM À LUA - FARSA OU REALIDADE?



A comemoração dos 40 anos da chegada do homem à Lua reascende diversas contradições a respeito da veracidade da viagem e também sobre o fato de nenhuma outra missão ter sido enviada até lá desde 1972, com o Apollo 17. O eBand entrevistou Enos Picazzio, astrônomo e professor da Universidade de São Paulo (USP), para saber mais sobre os mitos que foram criados e também sobre o futuro da astronáutica.De acordo com Picazzio, a criação dos mitos em relação à chegada do homem à Lua se dá muito mais pela política da época do que realmente pelo lado científico da missão. “O mundo estava dividido entre Estados Unidos e União Soviética. Os dois países buscavam por meio do controle da tecnologia o domínio do mundo, e como os russos estavam levando vantagens, muitas pessoas acreditam que os americanos criaram esta viagem para não ficar atrás”.“Tudo que foi feito durante a corrida tecnológica tinha um viés político. A chegada do homem à Lua era apenas mais um estudo para saber o quanto se podia avançar e o que poderia ser utilizado no caso de uma guerra de fato”, explicou Picazzio.Teorias conspiratórias apesar de ser acompanhada por cerca de 1,2 bilhões de pessoas ,para alguns a façanha é pura ficção. Para Picazzio, a “farsa da Lua”, como muitos chamam a viagem, foi uma maneira inventada para “ganhar dinheiro fácil”, já que histórias sobre mistérios do universo sempre existiram.“Um exemplo disso, é o livro ‘Eram os Deuses astronautas?’, de Erich von Däniken. Ele não provou nada. A única coisa que mostrou é que quem não quer acreditar na ciência se apega a qualquer explicação”, disse.Outra evidência que comprova a missão Apollo 11 é o fato de os russos nunca terem levantado qualquer suspeita em relação à missão. “Em meio à Guerra Fria, se a União Soviética desconfiasse de algo, com certeza não deixaria o assunto passar e investigaria até o fim”, explicou o professor.Veja as explicações para as principais teorias Bandeira: como ela tremula se não há vento na Lua? Explicação: nas imagens gravadas pelos astronautas Mike Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong, a bandeira, amassada, só move quando a haste é manuseada pelos astronautas para ser fixada ao solo lunar. Como não tem vento da Lua, o que a mantém aberta é uma haste horizontal.Sombras: como podem apontar para lados diferentes se a única fonte de luz é o Sol?Explicação: naquele momento existiam várias fontes de luz na Lua, além da luz do Sol, como o fash dos equipamentos dos astronautas, por exemplo. Além disso, o solo acidentado tem influência sobre as sombras.Pegada: como na Lua não há umidade do ar, nunca poderiam ter sido formadas.Explicação: uma coisa não tem nada a ver com a outra. A formação da pegada aconteceu porque o solo lunar é formado por grãos de areia muito finos. Como lá não tem vento, as pegadas dos astronautas ficarão registradas no solo lunar para sempre - caso não haja nenhuma outra interferência.Estrelas: por que nenhuma estrela aparece nas imagens?Explicação: em 1969 as máquinas fotográficas tinham limitações. Para captar as estrelas, os astronautas teriam que ter deixado a câmera em uma alta exposição. Com o brilho do Sol, a lua da Terra e o brilho da paisagem, se assim o fizessem não teriam conseguido registrar mais nada na superfície.


Graziela Sirtoli

ANTONINA 40 GRAUS - QUEBRA DE RECORDE


Nesta quinta-feira (5), Morretes registrava 38,8°C no início da tarde, o que já seria a maior temperatura do ano no Paraná. Mas Antonina quebrou o redorde e registou 40,9°C por volta das 14 horas, e sensação térmica de 59ºC pouco depois, às 16 horas. Além de ser a máxima do estado, é essa é a temperatura mais alta da história do município desde que se iniciaram as medições, em 1978.
“É uma região em que facilmente cria-se um bolsão de ar quente que favorece as altas temperaturas, da mesma forma que está mais sujeita a fortes chuvas”, explica o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar Marcelo Brauer Zaicovski.
A sensação de calor, que chegou a quase 60ºC no horário de temperatura mais alta, foi consequência da alta umidade da Região Leste com a massa de ar quente parada sobre o Paraná.
Outros municípios
Temperaturas elevadas foram registradas em todo o Paraná e em outras cidades do Litoral. Em Guaratuba, a máxima foi de 33,1°C e a sensação térmica chegou aos 44°C. “A proximidade com o mar impede que esses números sejam ainda maiores”, diz Zaicovski.
Nesta sexta-feira (5), o cenário deve se repetir nas praias: sol forte, céu com poucas nuvens e pancadas de chuva rápidas e em regiões isoladas. “Mas é o último dia que isso ocorre. A partir do final de semana, deve retornar o clima quente, mas com mais nebulosidade”, diz o meteorologista.
Para esta sexta-feira, o Simepar estima a máxima de 34°C e mínima de 21°C. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a probabilidade de chuva no litoral paranaense nesta sexta-feira (5) é baixa, de apenas 5%.
Foto / fonte Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A ORIGEM DA CACHAÇA


Antigamente, no Brasil, para se ter melado os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo. Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou! O que fazer agora?! A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor. No dia seguinte, encontraram o melado azedo (fermentado). Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo. Resultado: o "azedo" do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando, formando, no teto do engenho, umas goteiras que pingavam constantemente.
Era a cachaça já formada que pingava, por isso o nome "PINGA". As gotas, quando batiam nas suas costas marcadas com as chibatadas, ardiam muito, por isso o nome "AGUARDENTE". Caindo em seus rosto se escorrendo até a boca, os escravos viram que a tal goteira dava um barato, e passaram a repetir o processo constantemente. Hoje, como todos sabem, a pinga é símbolo nacional!


Do texto depreendemos que a escravidão teve seu lado positivo, economicamente.
Não fossem os senhores de engenho, e o descuido dos escravos, não haveria tanto comerciante ganhando dinheiro com a venda da Pinga.
Agora, toda vez que você ingerir um gole de Pinga, lembre que alguém suou muito para descobrir a Aguardente que lhe ardia nos lombos cortados das chibatadas.
Valorize quem descobriu a bebida, mas beba com moderação!


Colaboração de Tarcizio Randow

ATESTADO DE ÓBITO - COMO FUNCIONA


No caso de morte, um familiar ou amigo da pessoa que morreu deve, primeiramente, providenciar o atestado de óbito. Este documento, fornecido pelo médico atestando o falecimento e a causa da morte, é primordial para que providências como velório, enterro e entrada em qualquer direito que a família possua sejam tomadas.
A pessoa ou entidade que emitirá o atestado de óbito varia de acordo com as circunstâncias da morte. Se a morte foi:
natural e acontecer em um hospital ou for em casa, acompanhada por um médico, o próprio médico providenciará o atestado de óbito.
repentina ou ocorreu em casa, sem assistência médica, a família deve procurar o distrito policial mais próximo e solicitar a remoção do corpo para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). Neste caso é o SVO quem emitirá, depois dos exames, o atestado de óbito.
causada por alguma ação violenta, deve-se procurar o distrito policial mais próximo para o registro da ocorrência e demais procedimentos policiais necessários. Após a polícia realizar todos os procedimentos necessários para esclarecimento e responsabilização dos culpados, o corpo, obrigatoriamente, será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), sendo este órgão quem emitirá o atestado de óbito.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

ENERGIA DE SOBRA


Excesso de chuvas garante geração de energia hidrelétrica, com folga, até 2012.O setor elétrico é o único favorecido pelas chuvas de verão fora de padrão. Os reservatórios estão soltando água pelos vertedouros, já garantindo a oferta folgada de energia pelo menos até 2012.Para 2010, o governo estima crescimento de 5% para a economia e de 6% para a energia.Apagões, como os do ano passado, só por panes ou raios.Com essa mudança climática, o Brasil pode abrir mão da energia estepe das termelétricas a gás, óleo e a carvão - os três maiores vilões do aquecimento global. (Joelmir Beting)
(03/02/2010)

EM ANTONINA TUDO É QUENTE


O calor bateu mais um recorde nesta quarta-feira (3) no Litoral do Paraná. Por volta das 15 horas os termômetros marcaram 38,5ºC em Antonina. Essa é considerada a temperatura mais alta desta temporada, iniciada no dia 19 de dezembro do ano passado. A sensação térmica chegou a 52,9ºC, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. Na terça-feira (2) o município já tinha registrado a maior temperatura do ano , com 36,7º. Em Guaratuba a máxima foi de 32,4ºC na tarde de quarta-feira (3).
De acordo com o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib, todo esse calor é provocado pela presença de uma massa de ar quente e seco que está sobre o estado. “Esta semana está mais seca e não temos tanta nebulosidade, situação que faz as temperaturas se manterem sempre em ascensão. É bem diferente daquele período chuvoso que tivemos em janeiro”, afirma Kneib.
Nesta tarde de calor intenso, as praias do Litoral se tornam ainda mais movimentadas e coloridas pelos guarda-sois. Na praia Central de Matinhos, por volta das 14h30, uma família de cinco pessoas se espremia debaixo de um deles. “A praia está muito gostosa, mas tem que se cuidar para não se queimar demais”, dizia a advogada curitibana Eliane Serpe, 47 anos, que estava acompanhada do marido e de mais três filhos. “Aqui está todo mundo usando protetor solar nos fatores 30 e 50”, garante Eliane.
Gazeta do Povo

HOMENAGEM


O cantor Sílvio Caldas foi o maior responsável pela consolidação da seresta na música popular brasileira, tendo contribuído para o gênero também como compositor, nos anos 30. Por isso, ele se tornou identificado como "O Seresteiro do Brasil", epíteto ao qual se manteve fiel durante toda a sua longa carreira.

Como grande seresteiro, Sílvio Caldas cantou muitas valsas. Mas também se mostrou, igualmente, um excepcional intérprete de sambas. Nesse campo, suas interpretações marcadamente cadenciadas fizeram do seu um canto inconfundível entre os outros de seu tempo e de todos os tempos no país.

A essa notável e irresistível cadência, se somaram a clareza e o apuro na emissão da voz, para caracterizar um estilo aperfeiçoado, de reconhecida brasilidade. Por tudo isso, ele acabou sendo chamado de "O Poeta da Voz" por Guilherme de Almeida (autor de uma obra poética de notável musicalidade na poesia brasileira do século 20).

Embora amoroso, o lirismo de Sílvio Caldas recusava um romantismo excessivamente derramado. Singelo, sua simplicidade estava de par com um zelo técnico. Autêntico, nem por isso se prendeu ao repertório de um único período ou de um único gênero. Silvio Caldas morreu no dia 3 de fevereiro de 1998 em Atibaia . Homenagem do Bar Café & Cultura.

ALEGRIA ALEGRIA - CAETANO VELOSO

FAMÍLIA COM ADOLESCENTE é mais endividada, diz estudo



Os hábitos de consumo de adolescentes têm levando suas famílias ao endividamento. As residências com jovens entre 12 e 19 anos gastam em média 5% a mais do que sua receita mensal, segundo pesquisa divulgada nesta terça pela Kantar Worldpanel, empresa de pesquisas sobre consumo domiciliar. Já no caso das famílias sem adolescentes, sobra dinheiro no fim do mês e elas ainda conseguem poupar 5% do orçamento
Nos lares com jovens, a principal diferença está no gasto com roupas e restaurantes. Essas famílias gastam em média 43% a mais com vestuário e 10% a mais com alimentos e bebidas fora do lar. As contas de telefone e internet também pesam, e são 9% superiores. Isso porque o computador está presente em 32% desses lares, enquanto nas demais residências o porcentual corresponde a 22%. Além disso, a grande maioria dos jovens entre 14 e 18 anos (88%) possui telefone celular no Brasil, e 57% trocam de aparelho a cada 14 meses.

Quando recebem a mesada ou salário, a preocupação com a aparência é prioridade para os adolescentes. Segundo a pesquisa, 23% do rendimento é gasto com roupas. Educação vem em segundo lugar, com 19% de participação. Alimentação fora do lar e transporte público ficam com 12% do total cada.
Os adolescentes das classes A e B são mais descontrolados com o orçamento e costumam gastar, em média, 14% a mais do que seus rendimentos pessoais. Os jovens das classes C, por sua vez, administram melhor os recursos e economizam 32% do que ganham. Na baixa renda (D e E) a economia é ainda maior e chega a 48% do dinheiro recebido.
As famílias com presença de jovens representam hoje 36% dos domicílios do País, o correspondente a 16,2 milhões de lares. Segundo a pesquisa, a renda média de cada membro de uma família com adolescentes é de R$ 218. O gasto médio corresponde a R$ 196.
Já no caso das famílias sem adolescentes, sobra dinheiro no fim do mês e elas ainda conseguem poupar 5% do orçamento

AGENCIA ESTADO

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

VOCÊ TEM MEMÓRIA CURTA? ESSE BLOG NÃO



1º trecho O PAGAMENTO - Neste trecho Maurício Marinho recebe um maço de dinheiro enquanto um dos interlocutores explica o significado deste pagamento.
2º trecho A QUADRILHA - Aqui, Maurício Marinho descreve quem são os principais operadores do PTB dentro dos Correios.
3º trecho A DEMOCRACIA INTERNA - Neste trecho, Maurício Marinho comenta como as informações sobre os "acertos" são partilhadas entre os membros da quadrilha.
4º trecho O CHEFE - Maurício Marinho deixa claro, aqui, que está a serviço do PTB e que seu chefe é o deputado Roberto Jefferson, presidente do partido.
5º trecho OS HOMENS DO CHEFE - Nesta altura, Maurício Marinho conta quem são os dois principais auxiliares do presidente do PTB, o deputado Roberto Jefferson, e diz que a nomeação do irmão do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, pode significar um entrave para o esquema.
6º trecho OS VALORES DAS PROPINAS - Nesta passagem, Maurício Marinho explica que as propinas cobradas variam de 3% a 10%, dependendo do tipo de negócio em questão.
7º trecho AS FORMAS DE PAGAMENTO - Maurício Marinho explica como as propinas que ele cobra podem ser pagas, deixando claro que todas as formas são igualmente aceitas.
8º trecho LOCAL DE PAGAMENTO - Para tranqüilizar seu interlocutor, Maurício Marinho explica que os "acertos" podem ser feitos em vários escalões dos Correios, mas adverte que é recomendável tomar "muito cuidado" para que as negociações fiquem sob sigilo.
9º trecho ACHAQUE ORGANIZADO - Neste trecho, Maurício Marinho reclama que o PTB não rouba de forma organizada. Ele defende que cada indicado do partido no governo federal deveria saber exatamente sua meta de recolhimento de propinas.
10º trecho TAMANHO DO ESQUEMA - Nesta frase, Maurício Marinho informa que os achaques do PTB, além de nos Correios, ocorrem em outras empresas públicas.

A ILHA DA SAUDADE


Há alguns anos atrás, aos sábados, era quase lei sentar-se em frente a televisão para assistir o seriado “A ilha da fantasia”. E quem não se lembra do anão Tatoo? Que ao ouvir o sino tocar, disparava gritando O avião! O avião! , que trazia os convidados milionários para se hospedarem na ilha. Protegido do misterioso Sr. Roarke, o anão Tatoo, roubava a cena pelo jeito moleque e engraçado de interpretar seu papel. O ator que viveu o anão Tatoo(Hervé Vilechaize) teve um destino trágico. Demitido após exigir salário de astro abandonou a carreira pela falta de papéis para anões. Pobre ,alcoólatra e sofrendo dores terríveis por ter órgãos muito grande para o seu tamanho, suicidou-se em 1983. Quem interpretava o Sr. Roarke era o ator Ricardo Montalban.

VOCÊ É UM POUCO DE BENJAMIN FLANKLIN?


"Há homens que enlouquecem por quererem saber muito. Mas quem me aponta um só que tenha enlouquecido por querer ser bom?" [ Benjamin Franklin ] ..



A versatilidade de Benjamin Franklin -- estadista, cientista, escritor e inventor -- tornou-o um dos homens mais conhecidos e admirados do mundo na segunda metade do século XVIII. A atuação em prol da independência dos Estados Unidos inscreveu seu nome entre os heróis americanos. Benjamin Franklin nasceu em Boston, em 17 de janeiro de 1706. De origem humilde, aprendeu a ler sozinho, mas aos dez anos foi obrigado a deixar os estudos para trabalhar com o pai. Empregou-se dois anos depois na oficina gráfica do irmão e, aos 17 anos, mudou-se para Filadélfia, onde trabalhou como impressor, dedicando as horas de folga ao estudo das letras e das ciências. Em 1729 tornou-se proprietário de uma oficina gráfica e iniciou logo depois a publicação do jornal The Pennsylvania Gazette (que seria mais tarde o Saturday Evening Post) e, com o pseudônimo Richard Saunders, o Poor Richard's Almanac, coletânea de anedotas e provérbios populares. Ambos tiveram grande êxito e deram renome ao editor. Vendiam-se tão bem que Franklin pôde montar tipografias em outras das 13 colônias americanas. Aos 47 anos acumulara tamanha fortuna que retirou-se dos negócios. Criou em Filadélfia o corpo de bombeiros, fundou a primeira biblioteca circulante dos Estados Unidos e uma academia que mais tarde se transformou na Universidade da Pensilvânia. Organizou um clube de leituras e debates, que deu origem à Sociedade Americana de Filosofia, e ajudou a fundar o hospital do estado. Nunca deixou de estudar. Aprendeu idiomas, tocava vários instrumentos e dedicava-se também às ciências. Suas obras sobre eletricidade, das quais a mais importante é Experiments and observations on electricity (1751; Experiências e observações sobre eletricidade), foram publicadas nas colônias e na Europa. Inventou em 1752 o pára-raios e criou termos técnicos que ainda hoje são usados, como bateria e condensador. Participou da assembléia da Pensilvânia e, no congresso de Albany (1754), apresentou um plano de união das colônias inglesas. Em 1757 foi enviado à Grã-Bretanha para solucionar a disputa entre a assembléia da Pensilvânia e a coroa britânica. Lá permaneceu até 1762 e tornou-se conhecido pelo espírito conciliatório. Voltou a Londres em 1766, como uma espécie de embaixador extraordinário das colônias. Em março de 1775, convencido de que a guerra pela independência era iminente, retornou a Filadélfia. Designado delegado ao II Congresso Continental, fez parte, com Thomas Jefferson e Samuel Adams, do comitê que redigiu a declaração de independência (1776). Tentou inutilmente convencer os canadenses a entrarem na guerra como aliados das 13 colônias. Ainda em 1776, partiu para a França, em busca de ajuda, e foi recebido como personalidade eminente nos círculos parisienses. Assinou o tratado de aliança entre os dois países e em 1783 assinou o tratado de paz com a Grã-Bretanha. De volta a Filadélfia em 1785, foi recebido com entusiasmo pelos concidadãos e eleito presidente da Pensilvânia. Foi um dos delegados da convenção que elaborou a constituição americana e tentou em vão abolir a escravatura. As atividades intelectuais de Franklin abrangeram os mais variados ramos do conhecimento humano, das ciências naturais, educação e política às ciências humanas e artes. Escreveu numerosos ensaios, artigos e panfletos. Sua obra mais importante é a Autobiography, publicada postumamente (1791). Chamado pelos contemporâneos de "apóstolo dos tempos modernos", Franklin viveu os cinco últimos anos de vida retirado da vida pública, cercado de amigos. Morreu em 17 de abril de 1790 em Filadélfia.

"TODA CRISE PASSA" DISSE ARRUDA


O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), acusado de ser o operador do chamado mensalão do DEM, disse que toda crise passa e que escolheu trabalhar em meio às turbulências que atingem seu governo.
Na mensagem do Executivo enviada para a abertura do ano legislativo na Câmara Distrital, o governador disse que está determinado a cumprir a missão de concluir as obras iniciadas na administração de Brasília.
“Uma lição que tento viver a cada dia. Toda a crise passa. A diferença é como cada um escolhe viver. Minha escolha está feita. Meu compromisso é com Brasília e os brasilienses. Em período de turbulência tudo fica mais difícil, os obstáculos se multiplicam, mas isso só faz crescer a determinação de cumprir minha missão”, disse no texto lido pelo secretário de governo, Flávio Adalberto Giusani, no plenário da Câmara Legislativa.
O governador Arruda listou as obras e ações do governo no ano passado e os projetos para 2010, e disse que a desfiliação dele do Democratas foi a desistência de lutar pelo poder para se dedicar à conclusão dos planos traçados para Brasília.
“Venho despido de amarras partidárias e pretensões políticas. Desisti de guerrilhar pelo poder. Estou diante dos senhores como um administrador, investido de uma única ambição: continuar meu governo como um tocador de obras em tempo integral”, disse na mensagem aos parlamentares.
José Roberto Arruda apelou para o tom emocional no texto enviado para a abertura dos trabalhos legislativos seguida da votação que vai eleger o novo presidente da Câmara Legislativa. Sem citar os processos que tramitam de impeachment contra ele, Arruda disse que não vai perder as esperanças e que as acusações serão esclarecidas.
“Toda a crise passa e jamais devemos nos deixar levar pela desesperança. Temos muito trabalho pela frente e isso é o que nos anima. De um lado a dor das denúncias que agridem, massacram, mas que serão esclarecidas ao seu tempo no devido processo legal. De outro, o entusiasmo de cumprir, apesar de tudo, cada um dos meus compromissos”, disse.
E fez questão de também citar trecho do evangelho de São Paulo, na Bíblia, para dizer que não voltará à vida pública depois que encerrar o mandato.
“Todos os dias nas minhas orações espero antever o dia em que poderei dizer que combati o bom combate, terminei os meus dias e não perdi a minha fé. É assim que levanto a cabeça, vislumbro o final do meu governo e da minha vida pública, e sonho com o dia que voltarei à minha família e à minha vida pessoal onde sou feliz”, disse Arruda no texto.


Keila Santana Especial para o UOL NotíciasEm Brasília

" SE A VIDA FOSSE FÁCIL, BEBÊ NÃO NASCIA CHORANDO" (ANÔNIMO)

TEMPO QUENTE


Apesar da possibilidade de pancandas de chuva na madrugada, sol aparece pela manhã e à tarde, com temperatura acima dos 30°C


A terça-feira (2) nas praias paranaenses começa com tempo parcialmente nublado e pancadas de chuva na madrugada, mas o sol, mesmo entre nuvens, aparece pela manhã. No fim da tarde, as pancadas de chuva voltam a cair em pontos variados do Litoral paranaense. A temperatura mínima nas praias prevista é de 23°C e a máxima, de 32°C, conforme dados do Instituto Tecnológico Simepar.
Nesta segunda-feira, o forte calor tomou conta das praias, com temperaturas em torno de 32°C à tarde. Mas, com a alta umidade do ar, a sensação térmica era próxima dos 40°C. Em Guaratuba, às 14 horas, a temperatura registrada foi de 34,4°C, com sensação térmica de 41°C em Guaratuba e Matinhos.
Com o forte calor durante a manhã e boa parte da tarde, a estudante de Curitiba Talita Almeida de Souza só decidiu deixar a casa de veraneio com o filho Lucas, 8 anos, e a mãe, a secretária aposentada Ivani Souza a partir das 17 horas, quando várias nuvens cobriam o céu de Matinhos. “Não dava para sair de casa antes. Esse sol está queimando muito”, disse Talita. Apesar de irem para a praia quando a temperatura já estava mais amena, não dispensaram o protetor solar e o guarda-sol.
Fonte / foto Valterci santos / Gazeta do Povo

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

DISK INDECÊNCIA


Um vereador de Curitiba quer impedir que prostitutas anunciem em telefones públicos. Para o vereador Zé Maria, do PPS, a proibição pode evitar que Curitiba se renda ao turismo sexual. Ele encaminhou uma proposição a prefeitura de Curitiba. A Urbs e a secretaria municipal de urbanismo também receberam cópias do documento que pede a fiscalização desse tipo de anúncio. A argumentação de Zé Maria contra os anúncios nos orelhões passa pela proteção dos adolescentes que podem se envolver com a prostituição através dos orelhões.O vereador também acusa de vandalismo quem cola adesivos nos orelhões.E Zé Maria vai além ao dizer que a questão também é problema de polícia. Ele defende uma atuação dura da guarda municipal contra os anúncios.Curiosamente, a iniciativa do vereador encontra apoiadores mesmo entre as pessoas que seriam prejudicadas por ela. É o caso de um rapaz de 28 anos que anuncia massagens eróticas para homens e casais em um jornal de Curitiba. Ele usa argumentos parecidos com os do vereador para rejeitar os anúncios nos orelhões.O rapaz também garante que os anúncios nos telefones públicos não são tão lucrativos para a categoria. Outro argumento usado pelo vereador para defender a iniciativa é o de que os anúncios estariam sendo colados sobre informações importantes que ficam expostas nos orelhões, incluindo números de emergência.
Essa matéria de é de 27/03/2008 e de lá para cá, os anúncios só aumentaram, e muitos menores
são vistos colando os anúncios nos orelhões. Lamentável!

QUANDO O DESENHO ERA ANIMADO - PEPE LEGAL


Pepe Legal, um cavalo xerife ou um xerife cavalo?- Não importa...O que vale para ele é manter a lei e a ordem no velho oeste.Na abertura do desenho vem ele, Pepe Legal numa carroça puxada por outros cavalos, passando por desfiladeiros, pontes, riachos. As rodas se adaptam às curvas do caminho, aumentando e diminuindo a largura do eixo ou crescendo e diminuindo para se adaptar às depressões do terreno. Uma máquina fantástica. No final, ao puxar o freio, eis que o mesmo não funciona e nosso herói se vê afundando enquanto freia com o pé, até ficar completamente coberto pelo solo. Pepe Legal Babalu Babalu é um burrinho mexicano, ajudante do xerife Pepe Legal. Seu sotaque de gringo é um charme. Esse fiel amigo do homem, fará qualquer coisa para ajudar Pepe Legal, desde que receba alguns biscoitos caninos. Ao recebê-los, ele se contorce todo, cheio de felicidade. Fecha os olhos e começa a flutuar. Depois desce suavemente acompanhado por um som celestial(esta mesma gag foi empregada na série "Máquinas Voadoras" {1969}, no momento em que o Muttley recebia uma medalha do seu amo, Dick Vigarista).Pronto! Aí vai ele ajudar o defensor da lei. Rafeiro El cabong Não falem para ninguém, mas esta é a identidade secreta de Pepe Legal. Assim como existe "Zorro, capa e espada", existe também "El Cabong, de capa e violão". Isso mesmo, seu violão é sua poderosa arma, capaz de desarmar qualquer vilão, apenas com uma paulada do instrumento musical na cabeça, seguido da palavra:Kabongo...