segunda-feira, 26 de abril de 2010

O ERRADO PERMITIDO


Os novos radares instalados pela prefeitura de Curitiba fiscalizam excesso de velocidade, parada sobre a faixa de pedestres e avanço de semáforo. Mas a promessa da prefeitura é de que durante a madrugada – entre meia-noite e seis da manhã – os motoristas que “furarem” o sinal vermelho não serão multados por causa de questões de segurança.Para não receber a multa, o motorista terá que reduzir a velocidade - para se certificar de que não há risco na travessia - e então poderá seguir sem parar no sinal vermelho, de acordo com a diretora de Trânsito da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), Rosângela Battistela. “As imagens serão analisados pelos agentes de trânsito, conforme determina o Código de Trânsito. Se ficar constatado que o motorista reduziu, não será autuado”, disse a diretora da Urbs.
No momento a capital tem 24 radares funcionando, sendo que cinco fiscalizam também a parada na faixa de pedestres, avanço de sinal, além do excesso de velocidade.
Mas, ao todo serão 140 equipamentos na cidade, de acordo com o que prevê a nova licitação. Desses, 70 fiscalizarão somente o excesso de velocidade e os outros 70 fiscalizarão também as demais infrações citadas, de acordo com informações da RPC-TV.

sábado, 24 de abril de 2010

PARA A BANDIDAGEM NÃO SE DÁ TRÉGUA


NOVÍSSIMO golpe do telefone - Diferente dos outros .... Um sujeito pilantra, liga para sua casa e se identifica como Policial (delegado). Alega estar recebendo ameaças por telefone e que o número registrado na bina é o seu. Ele, então, sugere que sua linha foi clonada, e ACONSELHA você, a solicitar um reparo à sua operadora. E diz que vai ligar mais tarde,para saber se você fez a solicitação. Em caso afirmativo (se vc fez a reclamação à operadora), você está lascado, porque no dia seguinte, ele estará na sua casa com uniforme e crachá da firma operadora.. Daí em diante, você será presa fácil para ele, que entrará em sua casa sem esforço algum. Se receber essa ligação, não solicite o reparo e dê queixa imediatamente à Polícia. Se ele voltar a ligar, diga que já comunicou à polícia e que fez um BO(boletim de ocorrencia) Repasse a todos os seus contatos, URGENTE!!!! e comuniquem também seus familiares, vizinhos e todos que não tiveram acesso a este e-mail, se acharem conveniente!!!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

IF YOU LEAVE ME NOW - CHICAGO

A VERDADE POR TRÁS DA TRAGÉDIA DE GLENN MILLER


No auge da carreira, o grande músico foi considerado morto depois que seu avião não conseguiu chegar a Paris.
Creditou-se o acidente ao mau tempo, mas um homem afirmou que o avião foi abatido. Agora, uma investigação provou que ele estava certo.

A VERDADE sobre o desaparecimento de Glenn Miller durante a Guerra

Glenn Miller
Pouco depois do meio-dia de 15 de dezembro de 1944, nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial, um monomotor de nove lugares vinha de Twinwood, sul da Inglaterra, com destino a Paris. Dois oficiais da Força Aérea dos EUA estavam a bordo, além do major Glenn Miller, o aclamado músico de carreira internacional. O tempo estava melhorando, mas em minutos o avião desapareceu entre as nuvens. E nunca mais foi visto.

Os Lancaster voltam para casa...O major Glenn Miller era um dos três homens que cruzavam o canal da Mancha em um pequeno avião. Eles devem ter ouvido o zumbido de mais de cem bombardeiros Lancaster que voltavam para casa após uma missão abortada na Alemanha.

Miller estava a caminho da recém-libertada Paris para organizar um concerto de Natal para as tropas. A notícia de seu desaparecimento se espalhou com rapidez, causando consternação geral. A Glenn Miller Army Air Force Band, a banda militar que ele regia, era muito popular, e a perda de seu líder foi um golpe tanto para as tropas na Europa quanto para o público norte-americano. Quase imediatamente, boatos disparatados se espalharam a respeito do seu destino. Alguns afirmavam que ele havia sido capturado pelos nazistas e torturado até a morte; outros, que sua morte tinha sido acobertada por ter ocorrido num bordel parisiense. Sem sinal de alarme, nenhuma palavra do piloto no rádio e sem destroços encontrados, o destino do grande regente permaneceu desconhecido durante mais de 50 anos. Em 1984, porém, um programa de televisão sul-africano sobre Miller apresentou tantas questões levantadas por fãs que o Departamento de História Aeronáutica britânico decidiu conduzir uma investigação, a cargo do historiador Roy Nesbit, que também voara durante a Segunda Guerra e tinha as credenciais perfeitas para o trabalho. Em meio a cartas de navegação e livros de registro dos arquivos públicos de Londres, ele encontrou o motivo do desaparecimento de Miller.O som de Glenn MillerDesde que ganhou seu primeiro trombone, aos 11 anos, Glenn Miller se apaixonou pela música. Aos 34 anos, formara sua própria banda e pusera em prática a idéia de uma clarineta ponteando seções de saxofone. Esse “som Glenn Miller”, tão característico e revolucionário, rapidamente o alçou ao topo das paradas. Com sucessos como “Tuxedo Junction” e “In the mood”, sua orquestra reunia multidões pelos EUA. Em 1941, “Chattanooga Choo Choo” se tornou o primeiro álbum na história a vender um milhão de cópias.Mas então a guerra estourou. Depois do ataque japonês a Pearl Harbor, Miller desfez sua orquestra e se alistou. Seu talento foi imediatamente direcionado para fortalecer o moral da tropa: decidiu-se que ele deveria comandar a modernização da banda das forças armadas. Alcançando sucesso instantâneo, a Glenn Miller Army Air Force Band se apresentou mais de 800 vezes em um ano, incluindo 500 radiotransmissões para as tropas na Europa e na África.

OriginalidadeAlém de ser um grande trombonista, como regente de orquestra Glenn Miller criou arranjos muito originais, trazendo um sincopado preciso e uma harmonia contagiante ao jazz de Nova Orleans.


Em junho de 1944, dias depois do Dia D, a banda foi enviada para a Inglaterra e alojada no hotel Sloane Court, em Chelsea. Como Londres estava sob ataque aéreo noturno, Miller decidiu transferir a banda para Bedfordshire, um local mais seguro. No dia seguinte à mudança, o Sloane Court foi destruído por uma bomba alemã. Mas a sorte de Miller não duraria – seu desaparecimento em dezembro de 1944 chocaria o mundo.A primeira pista do que de fato aconteceu surgiu depois do lançamento do filme biográfico "Música e Lágrimas", em 1956. Após assistir ao filme, um homem chamado Fred Shaw veio a público com a desconcertante declaração de que o avião de Miller fora bombardeado acidentalmente pela RAF. Em 15 de dezembro de 1944, Shaw era navegador de um bombardeiro Lancaster, que fazia parte de uma grande formação em regresso de um ataque abortado à Alemanha.
Tendo recebido ordens de se livrar das bombas sobre o canal da Mancha antes de pousar, Shaw afirmou ter visto sob a esquadrilha um avião pequeno, um Noorduyn Norseman, que teria caído no mar. Ele se lembrava de ter dito ao artilheiro de ré: “Uma pipa voou”. Somente depois do filme ele associou as datas e horas e se deu conta de que aquele provavelmente era o avião de Miller.

QUANDO O DESENHO ERA ANIMADO - MR. MAGOO


A série mostra as divertida estórias do Mr. Magoo, que é um velhinho extremamente míope, e que se mete nas maiores confusões por não enxergar direito, sempre confundindo tudo o que está em seu caminho. Apesar dele ser quase cego, as pessoas que estão por perto é que se machucam, caindo em bueiros, batendo em postes, e dando com a cara em portas para garantir a integridade física do bom e amado velhinho, enquanto ele com uma sorte impressionante não sofre um só arranhão. Tio do garoto Waldo, Magoo vive ao lado de seu inseparável cão McBarker. Munido com seu chapéu azul e bengala, o baixinho sempre costumava dar as maiores broncas no atento cãozinho de guarda.

A DIFÍCIL MISSÃO DE SER PROFESSOR



Atualmente, ser professor no Brasil é uma tarefa para poucos, é necessário mais que o dom de ensinar e o amor à profissão, que sob minha ótica, são requisitos fundamentais para exercer essa árdua, porém nobre profissão.

É necessário, também, uma dose de coragem, sim, coragem para encarar uma rede pública de ensino falida, com parcos recursos, baixa remuneração, condições precárias em muitas instalações, instituições localizadas em áreas de alto risco e até mesmo a violência, que já vitimou vários profissionais.

O professor é um formador de opinião, um mestre, tem em suas mãos uma grande responsabilidade, mas não é, e nem pode ser responsável pela educação de seus alunos...isso é papel da família, que muitas vezes, desestruturada, arruinada, em razão de vários fatores, acaba repassando essa atribuição à escola, fazendo com que o professor arque com esse ônus.

Ora, as Instituições de Ensino, sejam públicas ou privadas, já tem uma cota de responsabilidade na formação de um cidadão, colocar "nas costas" do professor essa responsabilidade que cabe aos pais,a família é tornar essa missão pesada e ingrata.

Cada professor vítima da violência de seus alunos, seja fatal ou não, é mais um vitimado pela sociedade corrompida, sem respeito a vida, sem moral, enfim, sem valores e que se impregnou e corrompeu a família, que é aonde tudo deveria começar, ou seja, uma família sem estrutura, refletirá as consequências no seio da sociedade, imagine várias famílias assim?

Cada jovem desestabilizado, pelas drogas, abusos ou violência cometidos contra ele, ou até mesmo por ser despreparado para a vida, se achando acima do bem e do mal, sem limites, é um perigo iminente e em potencial para os outros alunos e para os professores.

A educação tem que ser resgatada, não só através de um ensino de qualidade que é dever das Instituições, mas deve começar em casa.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

FOI FORTE

A forte chuva que cai em Curitiba desde o final da tarde desta quinta-feira (22) deixou pelo menos 184 mil pessoas sem energia elétrica e provocou alagamentos em alguns bairros. De acordo com a Guarda Municipal, a queda de luz foi registrada na Regional Portão, que engloba os bairros Água Verde, Campo Comprido, Vila Fanny, Fazendinha, Vila Guaíra, Vila Lindoia, Novo Mundo, Parolin, Portão, Santa Quitéria e Vila Izabel. Também falta luz nos bairros Boqueirão, Sítio Cercado e Pinheirinho. O Terminal de ônibus do Carmo também está no escuro.
A Avenida Marechal Floriano Peixoto está totalmente sem luz no trecho a partir do viaduto que corta a BR-116. Os semáforos estão desligados e já tem partes alagadas. A Guarda Municipal também tem casos de alagamento no Bairro Novo.
O Corpo de Bombeiros atendia, por volta das 19h, a 13 ocorrências e já recebeu chamados para mais 33 casos. Todas as unidades estão envolvidas nos trabalhos e não há mais viaturas disponíveis para o atendimento à população. Há registros de queda de árvores e destelhamento nos bairros. A situação é considerada crítica nos bairros Fazendinha, Portão, Capão Raso, Novo Mundo, CIC, Uberaba, Pinheirinho, Tatuquara, Campo Comprido, Vila Fanny, Xaxim e Boqueirão.
No Xaxim, uma árvore ameaça desabar sobre uma casa na Rua João Kasdorf. Ela já está parcialmente caída, mas ainda não atingiu o imóvel.
Interior
No interior do estado, a chuva que já dura dois dias no Sudoeste e Centro-sul afeta cerca de 2 mil pessoas no estado, segundo a Defesa Civil. As cidades mais atingidas são Francisco Beltrão (PR), Palmas (PR), Salgado Filho (PR), General Carneiro e Pato Branco (PR).
De acordo com informações do telejornal ParanáTV 2ª Edição, da RPC TV, quatro bairros estão alagados em Francisco Beltrão. Foram atingidas 550 casas, deixando cerca de mil pessoas desabrigadas.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

PESQUISA CORRETA

José Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência da República, manteve a liderança na corrida presidencial, mostrou pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira.

O tucano aparece com 36% das intenções de voto, enquanto Dilma Rousseff tem 29%, segundo a sondagem encomendada pela Associação Comercial de São Paulo.

Saiba mais
Serra faz promessas durante ato simbólico em MinasGlobo tira campanha do ar após queixa do PT"Não sou o Pitta, e Lula não é o Maluf", diz Dilma PT teria pedido mudanças para campanha de DilmaNa pesquisa anterior do Ibope, divulgada em março, Serra aparecia com 35% e Dilma com 30%.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 13 e 16 de abril, em 141 municípios brasileiros.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

PESQUISA CORRETA

terça-feira, 20 de abril de 2010

ENIA - CARIBEAN BLUE

FLASH BACK

http://www.youtube.com/watch?v=CbGjX7tzsOM

ISSO ACONTECEU EM 2007

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) puniu nesta terça a juíza Clarice Maria de Andrade, que manteve uma adolescente presa em cela masculina durante 26 dias no Pará, em 2007. O CNJ decidiu aposentar compulsoriamente a magistrada por ter se omitido em relação à prisão da menor. A jovem, presa por tentativa de furto foi torturada e estuprada no período em que esteve na delegacia de polícia de Abaetetuba. Ela dividiu a cela com cerca de 30 homens.
Segundo o órgão, a juíza sabia da inexistência de separação entre homens e mulheres assim como das péssimas condições de higiene na delegacia. Além disso, após a divulgação sobre o caso na mídia, a magistrada teria falsificado um documento de transferência da adolescente para "tentar encobrir sua omissão".
Apesar da aposentadoria compulsória ser a pena máxima no âmbito administrativo, o CNJ encaminhou uma cópia dos autos ao Ministério Público do Pará para que seja verificada a possibilidade de proposição de uma ação civil pública. Caso isso ocorra, a magistrada poderá perder o cargo ou ter sua aposentadoria cassada.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O NARIZ ONDE NÃO É CHAMADO




Brasília (15) - Vice-líder do PSDB na Câmara, o deputado Bruno Araújo (PE) reuniu-se nesta quarta-feira em Londres com a Prêmio Nobel da Paz de 2003, Shirin Ebadi. A iraniana foi a primeira mulher muçulmana a receber o prêmio em reconhecimento ao seu trabalho em defesa dos direitos humanos. Ela está exilada na Alemanha para fugir de perseguições políticas do regime comandado pelo presidente Mahmud Ahmadinejad.
Ebadi aproveitou o encontro com o tucano na Inglaterra para reforçar críticas à política externa brasileira, considerada por ela de "alto risco". Segundo o deputado, a iraniana demonstrou preocupação com a aproximação do Itamaraty com o Ahmadinejad. Para ela, "Lula não deveria se unir a governos criminosos".
"O apoio ao Irã quebra a tradição de uma política externa brasileira cuidadosa e respeitada. Quando o Brasil adota essa postura, trabalha de forma contrária ao esforço de muitos que sofrem e lutam no Irã para uma abertura democrática do país. Para Ebadi, a posição do Brasil legitima o apoio a um país que atenta contra os direitos humanos, a mulher, a liberdade e a democracia", alertou Bruno Araújo.
Temor nuclearOs dois também conversaram sobre a Cúpula de Segurança Nuclear, encerrada ontem em Washington com a participação de 47 países. O programa de enriquecimento de urânio do Irã foi o principal assunto nos bastidores e nas reuniões bilaterais durante o encontro. Há o forte temor de que o país esteja desenvolvendo armas nucleares secretamente.
O Brasil tem vaga rotativa no Conselho de Segurança da ONU e vem se posicionando contra a adoção de sanções contra o Irã. As imposições são defendidas por Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Rússia, integrantes permanentes do colegiado.
A postura do governo Lula neste assunto também foi reprovada por Shirin Ebadi. "Para ela, a decisão causa desconforto. A política nuclear do Irã viola os direitos humanos. No regime de Ahmadinejad, a democracia só existe no papel", explicou Araújo.
De acordo com o tucano, ela aceitou o convite de universidades brasileiras para palestras e virá ao Brasil em setembro. A iraniana vai expor o momento político e econômico vivido pelo Irã, as dificuldades da população e a relação do governo brasileiro com o país islâmico.
Fonte: Agência Tucana

CRACK A PEDRA DA MORTE!!!



Se buscarmos um significado para os efeitos dessa droga acharemos o resultado: Morte certa!
O vício ao crack tem avançado em nossa sociedade de forma absurda e atinge principalmente as camadas mais pauperizadas(pobres). Pois tem um baixo custo e usando uma vez a vítima já se torna dependente. O crack é uma mistura de cocaína, em forma de pasta não refinada com bicarbonato de sódio. Se apresenta em forma de pedra e pode ser até cinco vezes mais potentes do que a cocaína. O efeito do crack dura de cinco à dez minutos. Sua principal forma de consumo é a inalação da fumaça produzida pela queima da pedra, que é feita com o auxílio de algum objeto como um cachimbo para o consumo, esse cachimbo muitas vezes são construidos artesanalmente, utilizando latas, garrafas plásticas e canudos ou canetas. Os pulmões conseguem absorver quase 100% do crack inalado.
EFEITOS NO ORGANISMO
Os primeiros efeitos do crack são uma euforia plena que desaparece, repentinamente, sendo seguida por uma grande e profunda depressão. Por causa da rapidez do efeito, o usuário consome novas doses para voltar a sentir uma nova euforia e sair do estado depressivo. O crack provoca hiperatividade, insônia, perda da sensação de cansaço, perda de apetite e consequente perda de peso e desnutrição. Após um longo tempo de uso aparecem um cansaço intenso, uma forte depressão e desinteresse sexual.
EFEITOS TÓXICOS
Os usuários apresentam um comportamento violento, são facilmente irritáveis. Tremores paranóia, desconfiança também são causados pela droga. Normalmente os usuários têm os lábios, a língua e a garganta queimados pela forma de consumo da substância. Apresentam problemas respiratórios como congestão nasal, tosse, expectoração de muco preto, com sérios danos nos pulmões. o uso contínuo da droga pode provocar derrame cerebral e ataque cardíaco, entre outros efeitos. Pudemos observar através dessas informações que o crack é uma droga letal que pode matar em até seis meses. Temos visto acompanhando os jornais, que tem crescido o número de crianças e adolescente usuários dessa droga. Da mesma forma tem crescido a criminalidade e o número de assassinatos. Como também a prostituição entre eles. Pois como os efeitos são rápidos eles entram num ciclo vicioso. Buscando nos assaltos e na prostituição uma forma de gerar dinheiro para comprar a droga. Temos que estar atentos ao comportamento de nossos filhos, para que não entrem nesse caminho que aparentemente não tem volta.
Bom tendo em mãos essas informações fica fácil identificar um usuário de crack e poder ajudá-lo de alguma forma.
Postado por Bacucu com Farinha

sexta-feira, 16 de abril de 2010

UM MÊS DE LERO LERO

Ele vai devolver a fortuna tirada dos cofres públicos e será preso? Sim esse é o Bibinho amigo de Justus, que de Justo não tem nada. O povo quer uma solução para esse caso, e urgente.

Escândalos da Assembleia completam um mês sem explicações


Três diretores afastados, 20 procedimentos investigatórios no Ministério Público Estadual, um inquérito na Polícia Federal (PF), recadastramento de funcionários, muitas promessas e poucas respostas sobre as irregularidades cometidas nos últimos anos pela Assembleia Legislativa do Paraná, que na quarta-feira foi alvo de um protesto que reuniu centenas de pessoas. Esse é o saldo de um mês de reportagens da série “Diários Secretos” da Gazeta do Povo e da RPCTV. Para a população e entidades da sociedade civil, isso é muito pouco frente às denúncias envolvendo o Legislativo estadual.

Senhor! Senhor! Estão brincando com a sua palavra!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

GROSSERIA COMO RECEITA

Um médico do Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira, de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, é acusado de ofender, na noite de quarta-feira (14), a mãe de um paciente de 8 anos. O caso teria sido motivado porque Doelene Freitas, mãe da criança, pediu um atestado médico para justificar a falta do menino à escola.
Em matéria veiculada pelo telejornal Bom Dia Paraná, da RPC-TV, Deolene explicou que levou o filho ao hospital, porque o menino estava com febre alta e dor de garganta. Após a consulta, o médico teria se irritado quando a mãe pediu atestado. A ofensa ficou registrada no documento: “estou com o saco cheio de dar atestado para criança à noite em plantão lotado”, escreveu o pediatra no atestado. Segundo Deolene, o médico ainda teria dito um palavrão em voz alta, quando mãe e filho se despediram. “Todo mundo no hospital escutou”, disse ela.
Sem saber que a conversa estava sendo gravada, a gerente do hospital reconheceu a falha e discordou da atitude do médico. “Como que a gente vai deixar passar um negócio desses? É uma falta de respeito com as pessoas”, afirmou. A equipe da RPC-TV tentou entrar em contato com o médico, mas foi informada de que, após o plantão, ele foi internado com uma crise renal.

ANIVERSÁRIO DE BENTO XVI


Joseph Alois Ratzinger, (Marktl am Inn, Baviera, 16 de abril de 1927) é o Papa desde o dia 19 de Abril de 2005. Foi eleito como o 266º Papa com a idade de 78 anos e três dias, sendo o actual Sumo Pontífice da Igreja Católica. Foi eleito para suceder ao Papa João Paulo II no conclave de 2005 que terminou no dia 19 de Abril.
Domina pelo menos seis idiomas (alemão, italiano, francês, latim, inglês e castelhano), ademais lê o grego antigo e o hebraico. É membro de várias academias científicas da Europa como a francesa Académie des sciences morales et politiques e recebeu oito doutorados honoríficos de diferentes universidades, entre elas da Universidade de Navarra, é também cidadão honorário das comunidades de Pentling (1987), Marktl (1997), Traunstein (2006) e Ratisbona (2006).
É pianista e tem preferências por Mozart e Bach. É o sexto e talvez o sétimo (segundo a procedência de Estêvão VIII, de quem não se sabe se nasceu em Roma ou na Alemanha) papa alemão desde Vítor II e, nos seus 80 anos, tem a idade máxima para ser cardeal eleitor. Em abril de 2005 foi incluído pela revista Time como sendo uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.O último papa com este nome foi Bento XV, que esteve no cargo de 1914 a 1922, foi o Papa durante a Primeira Guerra Mundial. Ratzinger é o primeiro Decano do Colégio Cardinalício eleito Papa desde Paulo IV em 1555 e o primeiro cardeal-bispo eleito Papa desde Pio VIII em 1829.
Queridos irmãos e irmãs:
Depois do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais elegeram a mim, um simples humilde trabalhador na vinha do Senhor. Consola-me o facto de que o Senhor sabe trabalhar e actuar com instrumentos insuficientes e, sobretudo, confio nas vossas orações. Na alegria do Senhor ressuscitado, confiados em sua ajuda permanente, sigamos adiante. O Senhor nos ajudará. Maria, sua santíssima Mãe, está do nosso lado. Obrigado."

terça-feira, 13 de abril de 2010

PESQUISA FURADA - DILMA NÃO PASSA CONFIANÇA

Os pré-candidatos do PT e do PSDB para a sucessão presidencial aparecem em um empate técnico na pesquisa realizada pelo Instituto Sensus divulgada nesta terça-feira (13). Em um primeiro turno com a presença de Ciro Gomes (PSB), José Serra (PSDB) alcança 32,7%, seguido por Dilma Roussef (PT) com 32,4%. Uma diferença de dois pontos percentuais mantém o empate técnico na simulação de segundo turno, quando José Serra soma 41,7% e Dilma Rousseff tem 39,7%. Segundo o instituto, a margem de erro é de 2,2%.
A pesquisa foi realizada por encomenda do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no Estado de São Paulo (Sintrapav) e a sondagem ocorreu entre 5 e 9 de abril. No levantamento foram ouvidos 2 mil eleitores em 136 municípios de 24 estados.
A pesquisa apresentou dois cenários para os eleitores. No primeiro, com a presença de Ciro Gomes, a vantagem de Serra para Dilma é de 0,3%. Em terceiro lugar aparece o pré-candidato Ciro Gomes com 10,1%, acompanhado por Marina Silva (PV) com 8,1%. Os votos brancos e nulos somaram 7,7%. Em uma simulação sem Ciro Gomes, José Serra chega a 36,8% das intenções, enquanto Dilma Rousseff alcança 34% e Marina sobe para 10,6%.
A pesquisa também avaliou o chamado “limite de voto” de cada candidato. Marina Silva é a que tem maior rejeição, pois 30,7% dos entrevistados disseram que não votariam na candidata do PV. Ela também é a que tem o maior percentual de entrevistados que disseram não a conhecer: 15,9%. Dilma foi apontada como desconhecida por 8,3%, Serra por 4% e Ciro por 8,7%.
Impugnação
A pesquisa recebeu um pedido de impugnação do PRTB. Segundo Levy Fidélix, presidente do partido, ele entrou com a impugnação porque há uma contradição na legislação. Segundo ele, um artigo da resolução que regulamenta pesquisas diz que todas as candidaturas devem ser pesquisadas a partir de 1º de janeiro e outro artigo diz que os institutos só são obrigados a pesquisar todos os candidatos a partir de 7 de julho.
“Não existe candidatura agora, nem do Serra, nem da Dilma, nem do Levy Fidélix. São pré-candidaturas. Então não pode pesquisar ninguém”, disse. “Fico num limbo. Ficam pesquisando só os nomes em evidência. Então, me sinto prejudicado”, acrescentou.
A pesquisa inicialmente foi registrada no TSE com o nome do contratante errado, fato corrigido posteriormente pelo instituto. O G1 entrou em contato com Ricardo Guedes, diretor do Sensus, que disse que não vai comentar a mudança no registro do contratante nem o pedido de impugnação do PRTB.
Métodos questionados
O jornal “Folha de S. Paulo” questionou o instituto sobre a ordem das perguntas nos questionários de pesquisas. O Sensus pede que o entrevistado avalie o governo Lula antes de declarar em quem pretende votar para presidente. Segundo o jornal, críticos do método dizem que dada a alta aprovação de Lula, o entrevistado poderia se sentir compelido a declarar voto na candidata petista.
Ricardo Guedes, sócio e diretor do Sensus, afirma que o questionário seguiu "critérios acadêmicos". "A metodologia que a gente usa é academicamente legítima, com suporte na literatura," disse ele ao jornal. A Folha lembra que os institutos Datafolha e Ibope abrem a pesquisa perguntando em quem o eleitor pretende votar para presidente, para depois pedir que ele avalie o governo.

ALGUÉM VAI SER PRESO?

Mais uma denúncia envolvendo o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Nelson Justus (DEM) foi apresentada na série Diários Secretos nesta terça-feira (13). Luis Alexandre Barbosa – assessor parlamentar de Justus – empregou pelo menos 12 parentes na Casa de Leis. Além disso, parte dos funcionários é considerada "fantasma", ou seja, não presta serviços à Assembleia.
A sogra de Barbosa, Tereza Ferreira Alves, não soube explicar qual era o cargo que supostamente ocupava na Casa. Ela é dona de um salão de beleza. Segundo a Assembleia, Tereza teria sido exonerada, mas ela disse ao Paraná TV que ainda trabalha na Casa.
Além dela, outros familiares de Luis Alexandre Barbosa que supostamente seriam funcionários da Casa eram a cunhada dele, o pai, dois irmãos, o filho, três tios, dois cunhados, e o pai do cunhado.
Ao todo, a Assembleia afirmou ter exonerado seis pessoas relacionadas a Luis Alexandre Barbosa.
Apesar disso, Luis Carlos Barbosa – pai de Luis Alexandre Barbosa – foi encontrado no gabinete de Justus nesta terça-feira (13). Segundo a Assembleia, o pai do assessor de Justus presta serviços voluntários na Casa.
PT divulga nota apoiando investigações
O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nota oficial nesta terça-feira (13) afirmando que apoia as investigações sobre as irregularidades da Assembleia denunciadas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPC-TV. De acordo com o PT, uma auditoria externa no Legislativo poderá dar transparência às investigações.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Delinquência Juvenil


Mais do que as condições socioeconômicas, a falta de interação entre pais e filhos, a existência de parentes com problemas psicopatológicos e os problemas escolares são fatores determinantes para a inserção dos jovens no mundo do crime. Esta é a conclusão que a psicóloga Maria Delfina Farias Dias chegou, após realizar seu trabalho de mestrado apresentado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A psicóloga analisou 40 jovens em situação de risco entre 12 e 18 anos das cidades de Santos e São Paulo com situações econômicas semelhantes. Os santistas fazem parte de um grupo de infratores que respondiam processo na justiça por uso de drogas, furto e assalto. Já os paulistanos não eram infratores e frequentavam o Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA), da Unifesp.
Os dados apontam que 35% dos infratores possuem algum tipo de problema familiar. No grupo de não-infratores apenas 8,7% apresentam o mesmo distúrbio. "Há, principalmente, uma grande quantidade de famílias monoparentais entre os adolescentes que cometeram crimes", afirma Maria Delfina.
O problema nessa organização familiar, segundo a pesquisadora, está na sobrecarga de atividades para o chefe do núcleo familiar e a atribuição precoce de responsabilidades para o adolescente. Entre os grupos dos paulistanos, não-infratores, o número de adolescentes provenientes de famílias biparentais é de 73% contra 29% dos infratores que vivem na mesma situação.
Maria Delfina conta que os pais dos infratores tinham um distanciamento da vida cotidiana de seus filhos: tiveram dificuldades em responder quem eram os amigos, quais eram os lugares de lazer, quais os sonhos e expectativas de futuro. "Eles, assim, se envolviam pouco com a vida dos filhos e tinham uma organização pouco rigorosa, não sabiam a hora que eles chegavam em casa, nem sugeriam um limite".
Um número que assustou a pesquisadora diz respeito à presença de familiares próximos dos jovens infratores com problemas mentais. Nas entrevistas, mais de 35% dos jovens afirmaram ter parentes com problemas como o alcoolismo ou vício em drogas. "São números altos que demonstram a necessidade de intervir na realidade dessas famílias de maneira sistemática criando políticas públicas para atende-las", diz Maria Delfina.
Outro fator de risco para a inserção desses jovens na criminalidade constatado na pesquisa é a defasagem escolar. No grupo de infratores, apenas dois dos entrevistados tinham concluído o Ensino Fundamental. A maioria era multirrepetente e apresentava histórico de não adaptação ao cotidiano escolar. "As escolas não estão preparadas para atender aos adolescentes com comportamentos 'desviantes' e não tem recursos para estimular esses alunos", reclama a pesquisadora.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

COM O DINHEIRO EMPRESTADO AO FMI DARIA PRA MUDAR ESSE PAINEL?


A vida de Renata da Silva, de 21 anos, é uma correria. Ela tem três filhos para criar e está com dois meses de gravidez. A caçula, Jenifer, de apenas 1 ano, reclama da água fria do banho de lata. A casa de poucos móveis e nenhum conforto é muito pequena. A família sobrevive do que cata no lixo. As roupas, os brinquedos e até os óculos que fazem a felicidade de Maria foram jogados fora. Todos os dias a família tem uma rotina dura para cumprir. Renata e as três crianças vão juntas procurar as sobras no lixo. A carroça, puxada pelo jegue, é o transporte. E lá vão eles, sacolejando de rua em rua. As crianças se equilibram. Maria, de 4 anos, é a mais velha e tenta segurar os irmãos menores. Renata tem pressa. A concorrência de catadores em Arco Verde, no sertão de Pernambuco, é grande. Ela não para nem para amamentar a bebê. Maria também trabalha. A menina aprendeu muito cedo a revirar os sacos de lixo à procura do que precisa. A comida que a pequena catadora encontra logo é divida com os irmãos. “Elas começam a comer, gostam. A gente é acostumada assim. Muita coisa que a gente acha no lixo as crianças comem. Elas são muito novinhas, mas a gente só pode criar assim, não tenho com quem deixar, tenho que levar para onde for”, conforma-se Renata. Maria, tão pequena, também vai aprendendo a retirar a sobrevivência do lixo. “Meu sonho é que esse não seja o futuro para ela. Mas é o único jeito, é nossa sobrevivência”, diz a mãe. A vida não reserva muitas escolhas para as crianças que vivem do lixo. Perto do trabalho, longe da escola, elas deixam de preparar o futuro. Perpetuam um ciclo de miséria e de exclusão. A história de Maria Iane e Ana Carla, duas adolescentes que encontramos no antigo lixão de Arco Verde cinco anos atrás, é o retrato triste de um drama que se repete. Longe das montanhas de lixo, em casa, Maria Iane se emocionou ao nos revelar o sonho que tinha: “Queria ser secretária”. A menina catadora não realizou o sonho. O trabalho impediu que Maria Iane terminasse os estudos. Hoje, com 21 anos, ela é a mãe dedicada de duas crianças. Não tem emprego. “Eu não tenho nada, tudo o que tenho me deram”, diz. Duas filhas, grávida, Ana Carla também teve a vida marcada pelo trabalho no lixo. Virou catadora, assim como a mãe e a avó. “Deixamos de estudar para ir para o lixo, catar para ajudar a mãe da gente, para colocar alguma coisa dentro de casa para comer. Hoje não tenho estudo, sei ler, mas pouco. Nos serviços que arrumo, as pessoas querem com primeiro grau, não cheguei a fazer. A vida é essa mesmo: vou catar lixo, se não morrer de fome. Minha vida era para ser outra, olha o que aconteceu comigo. Sou catadora, desde pequena e vivo ainda catando”, conta. No Brasil, a entrada no mercado de trabalho só é permitida a partir dos 16 anos. Mas, na prática, é muito diferente. Existe uma tolerância com esse pesadelo imposto às crianças. Não é possível nem saber a dimensão exata do problema. Não existem estatísticas oficiais sobre a quantidade de crianças catadoras de lixo no país. Os especialistas estimam que a situação é mais dramática no Nordeste. No lixão de Maceió, em Alagoas, atrás de cada caminhão que chega, começa uma corrida degradante pela sobrevivência. Adultos, crianças e adolescentes disputam os restos. O gancho é o equipamento de trabalho no triste garimpo dos catadores. Nas montanhas de lixo, vários dramas se encontram. “Tenho 15 anos. Estou aqui para dar de comida à minha mãe, depois que mataram meu pai. Eu trabalho o dia todo, até de noite. Das 5h às 22h, 23h”, diz um adolescente. No lixo, o perigo está sempre por perto: seringas, cacos de vidro, arames, comida estragada. Tudo o que não serve para mais nada é jogado fora. Os pequenos catadores disputam como um troféu os frangos estragados. “Tem frango que já tem um ou dois dias que está morto. Eles dizem que não é para comer, que é para dar para os cães, os porcos. Eu fico triste de ver tanta gente jogada no lixo, trabalhando, recolhendo objetos que não têm mais serventia para nada, só que para eles têm algum valor”, observa um caminhoneiro. Crianças vulneráveis a doenças, ferimentos, infecções, vivendo sem direito a higiene, saúde, educação. A infância é tratada como lixo. “A missão para erradicar o trabalho infantil em lixões no país, em primeiro lugar, se deve à autoridade municipal. Ele não deve permitir que o administrador do aterro tenha a presença de crianças entre aquelas pessoas que fazem a reciclagem. Em segundo lugar, das famílias. As famílias têm que ter a consciência de que lixão não é lugar de criança. Se você é cidadão responsável e se omite, se furta o dever de denunciar uma criança que está em situação de trabalho infantil no, lixo, você também está contribuindo para a violação do direito dessa criança e desse adolescente”, afirma um especialista. BEATRIZ CASTRO Arcoverde, PE

OLSEN BROTHERS - BREAKING UP IS HARD TO DO

sexta-feira, 2 de abril de 2010

PÁSCOA SOLIDÁRIA


Neste ano, a tradicional comemoração da Páscoa polonesa vai além dos ritos religiosos e dos tradicionais quitutes típicos. O evento, que acontece neste sábado (3) no Bosque Papa João Paulo II, abre espaço para a solidariedade com um cadastramento de doadores de medula óssea. A ação é conduzida pelo Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH), da Universidade Federal do Paraná.
Quem fizer o cadastro passa a integrar o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), um programa do Ministério da Saúde que busca doadores em todo país. Para participar, a pessoa deve ter entre 18 e 55 anos, apresentar um documento de identidade e colher uma amostra de sangue no posto de coleta montado no próprio local.
Atividades
A festa de Páscoa começa com um almoço típico ao meio-dia. Além disso, produtos característicos da comunidade polonesa, como pieroguis e pêssancas, serão vendidos nos diversos quiosques montados no bosque. Ao longo da tarde, grupos de folclore polonês irão se apresentar. O evento é encerrado com a bênção dos alimentos e a realização da paraliturgia, às 17 horas.
ServiçoPáscoa Polonesa: Dia 3 de abril, no Bosque Papa João Paulo II (Rua Mateus Leme, s/n°), a partir das 12 horas.

DE BOM AINDA RESTA "A GRANDE FAMÍLIA"


O programa "A Grande Família", encabeçada por Lineu e Nenê Silva personagens de Marco Nanini e Marieta Severo, completa neste ano 10 anos no ar, dividindo dívidas, discussões e gargalhadas com o público. Se depender do diretor-geral Maurício Farias, boas histórias de humor não irão ficar de fora da décima temporada.
O malandro Agostinho Carrara, personagem de Pedro Cardoso, abre o saco de risadas. Nessa fase, ele será figura presente na política como candidato a deputado estadual. A cabeleireira Marilda (Andréa Beltrão) sai de cena, mas outras solteironas despontam no vídeo. Entre elas, Claudia Raia, como uma cantora quarentona e affair de Tuco (Lúcio Mauro Filho), filho de Nenê. De resto, Lineu continua firme no emprego de sanitarista, Nenê, como dona de casa, e Bebel (Guta Stresser), como manicure.
Como é ano de comemoração, os seis cenários que marcam o seriado ganham novos ares. A casa de dona Nenê aparece repaginada, com azulejos encomendados de Minas Gerais, peças da década de 70 compradas em feiras livres do Rio de Janeiro e uma sala mais ampla. "Estava na hora de uma reforma. Os móveis da Nenê ainda são os mesmos do início do seriado", diz Maurício Farias.
Até o encerramento da nona temporada, o programa colecionava 330 episódios gravados. Por 380 vezes, a casa cenográfica foi montada aos domingos e desmontada às segundas-feiras. O esforço da produção corrobora com a boa média de audiência da atração. Em 2009, o seriado fechou o ano com a média de 33 pontos no Ibope (a atual novela das 8 mantém média de 38 pontos). Em 24 de julho de 2003, o medidor de audiência chegou a bater 47 pontos, recorde na história do seriado, com o episódio Velhinho Pocotó. Todo o capítulo foi uma homenagem ao ator Rogério Cardoso (1937-2003), intérprete de seu Flor, pai de Nenê.
Apesar da perda do ator, o seriado não enfraqueceu. A trama ganhou personagens como Paulão da Regulagem (Evandro Mesquita) e Beiçola (Marcos Oliveira) e passou a ser transmitida para Moçambique, Timor Leste, Nova Zelândia e Argentina. Em 2007, o sucesso da TV migrou para o cinema. O longa, dirigido também por Maurício Farias, atraiu mais de 2 milhões de espectadores (Se eu Fosse Você 2 teve 6 milhões).