sexta-feira, 12 de março de 2010

JOGO SUJO


Brasília (12) - Além de fazer campanha fora de época, infringindo a legislação eleitoral, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República, inaugurou nesta sexta-feira, pela segunda vez, a superfaturada refinaria Getúlio Vargas (Repar), da Petrobras, em Araucária, no Paraná.
A planta industrial, porém, já está em funcionamento desde 18 de outubro de 2009 e produziu 60 mil toneladas. Em junho de 2006, o presidente já havia autorizado o início da produção do (H-BIO) óleo diesel resultado da mistura de óleos vegetais com derivados de petróleo.
Para o deputado Alfredo Kaefer (PR), a estratégia eleitoral do governo é clara: usar recursos públicos para promover a candidata governista. "Acima de qualquer coisa, o ato é destinado à campanha antecipada da ministra Dilma Rousseff.
Pior, usando obras da União, dinheiro público. Em segundo lugar, as obras inauguradas são alvo de investigação do Tribunal de Contas da União", critica. "O fato é que o governo está jogando dinheiro pela janela a troco de beneficiar a ministra Dilma Rousseff", complementa Kaefer.
A inauguração caracteriza novo ato de campanha antecipada usando recursos públicos, também avalia o senador Álvaro Dias (PR). Segundo ele, o objetivo da visita do presidente e da ministra à obra da Petrobras é fazer propaganda eleitoral.
- O presidente foi ao Paraná com uma agenda inócua. O primeiro ato da sua visita ao estado foi aplaudir o superfaturamento – complementou o senador.
O empreendimento inaugurado por Dilma está na lista de obras classificadas como superfaturadas pelo Tribunal de Contas da Uniâo (TCU). Em função da irregularidade, o Congresso Nacional, ao aprovar o Orçamento Geral da União para 2010, proibiu o repasse de recursos federais para a obra. O Palácio do Planalto, no entanto, vetou a proibição. Na avaliação do senador Flávio Arns, "O governo está inaugurando tudo hoje em dia".
Ele diz que a cidade de Curitiba, capital paranaense, por exemplo, está cheia de outdoors da mulher do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que pretende se lançar ao Senado. "A cidade está tomada de cartazes, outdoors, uma publicidade enorme", afirma.
INAUGURAÇÕES PETISTAS
Com a mesma falta de compromisso com que tem divulgado números, como avaliou nesta quinta-feira, o deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES), o governo tem inaugurado obras superfaturadas e cartazes e, ainda, se apropriado de ações de outros governantes. Em 2004, sem apresentar nem mesmo uma maquete, o Palácio do Planalto inaugurou um banner referente a uma ponte que ligaria o Brasil ao Peru.
No ano seguinte, foi a vez da superfaturada refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A solenidade contou com a presença do presidente Hugo Chávez, da Venezuela. A obra foi paralisada pelo Tribunal de Contas da União, por causa de várias irregularidades. O Porto de Suape (PE) é outra pedra no caminho do governo. Além desses casos, em agosto de 2009, o presidente apresentou a maquete do campus da UFABC de São Bernardo do Campo.
Fonte: Agência Tucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário